Revistas:




Aprenda como lavar vestido de festa

Publicado por Evelyn Cristine em 29/08/2014 às 18h30

Tecidos delicados podem ser colocados na máquina? E os vestidos de festa ou peças de seda, por exemplo, merecem atenção muito redobrada na hora de lavar? Aprenda como lavar vestido de festa!

Texto Evelyn Cristine | Foto Reprodução

Aprenda como lavar vestido de festa

É nítido para todos que o dia a dia das pessoas está cada vez mais atribulado. Hoje é tudo muito rápido e prático o que gera pouco tempo para os afazeres domésticos, não é mesmo? Dentro dessa realidade, na hora de lavar as roupas, o máximo que acontece é a separação das peças por cor, evitando o aparecimento de manchas. Entretanto, é preciso um cuidado mais minucioso quando se trata de tecidos delicados, pois qualquer descuido pode comprometer para sempre aquele lindo vestido de festa, por exemplo.

Em geral, roupas de fibras sintéticas podem ser colocadas na máquina de lavar sem problemas, mas é preciso atenção redobrada ao lavar tecidos naturais, como seda, linho, lã e outras fibras delicadas como organza, viscose, tule e rendados. Aprenda como lavar os vestidos de vesta, com as dicas da Maria Alzira Linares, proprietária da franchising Lavasecco – lavanderia premium:

• Dependendo da peça e do tecido, é necessária uma limpeza totalmente manual com produtos específicos, os quais são fornecidos com exclusividade para empresas do segmento, ou seja, o consumidor não encontrará em supermercados. “Algumas manchas, como a de vinho, têm difícil remoção e o uso de alvejante pode comprometer o tecido. A Lavasecco possui removedores de manchas importados para cada tipo de situação”, afirma Maria Alzira.

• Quando o tecido fino a ser lavado não soltar tinta, e as pedrarias aplicadas forem de vidro, ele pode ser limpo na lavagem a seco, pois resiste à ação do solvente. Se as aplicações forem de plástico e materiais que desbotam, os vestidos devem ser tratados no sistema Wet Cleaning, o qual envolve baixa ação mecânica, nível reduzido de água e produtos específicos para tecidos delicados. “Com essa nova tecnologia de limpeza a úmido, é possível lavar todos os tipos de roupas finas, inclusive com apliques e bordados, uma vez que a máquina possui programas específicos para cada tecido, sendo parametrizada em ação mecânica, dosagem de produtos e nível adequado de centrifugação”, explica a empresária da Lavasecco.

• Depois de lavados no sistema correto, conforme tecido e detalhes, os vestidos de festa, por exemplo, devem ser guardados pendurados no cabide, sem o plástico que vem da lavanderia, e protegidos por uma capa de TNT. Segundo Maria Alzira, outra opção é dobrá-los e colocá-los em caixas, envolvidos em papel de seda, para protegê-los da incidência da luz, não ocorrendo assim o desbotamento da peça e manchas amareladas.

TESTE: Qual tipo de roupa usar em festas formais?

Leia Também
20 looks das famosas com saia longa
Saias cropped: veja como usá-las
Aprenda a destacar seios grandes ou pequenos
Comente!


Mais Lidas