Dicas - Corpo - Retrato: comportamento sexual do brasileiro
Envie por email   Bookmark and Share

Pesquisar



Retrato: comportamento sexual do brasileiro


 























Mais de 8 mil homens e mulheres das cinco regiões do Brasil foram entrevistados, todos entre 18 e 64 anos. E a partir dos dados colhidos, a intenção do governo é usar as informações como auxílio na execução e até avaliação de políticas para Aids ou outras doenças sexualmente transmissíveis. “Essa pesquisa é importante para basear o nosso trabalho e até as políticas públicas com relação à prevenção e à promoção da saúde”, afirmou Juny Kraiczyk, assessora técnica da Unidade de Prevenção do Departamento de DST/Aids.

 

Entre as diferenças mais significativas apontadas na pesquisa estão àquelas encontradas entre homens e mulheres. Elas tiveram três vezes menos parceiros casuais do que eles, no ano anterior a pesquisa. E, durante a vida ativa, pelos menos 10% dos homens entrevistados já tiveram relação com alguém do mesmo sexo. Entre elas, o número é de 5,2%. A vida sexual dos homens começa antes: 36,9% com menos de 15 anos. Entre elas, o percentual cai pela metade.

A comparação dos resultados da pesquisa de 2008 com os dados de quatro anos atrás acenderam o alerta para o Ministério da Saúde. Segundo os dados, o brasileiro tem feito mais sexo casual. Em quatro anos, o número (que era 4%) mais que dobrou. E a pesquisa identificou ainda uma tendência queda no uso do preservativo. Passou de 51,6% em todas as parcerias eventuais, em 2004, para 46,5% em 2008.

Esta foi a primeira vez que a pesquisa analisou a ocorrência das relações casuais no mesmo período das relações fixas. E os dados mostram que 16% dos brasileiros traem - dos 43,9 milhões que viviam com o companheiro, 7,1 milhões tiveram parceiros eventuais, no mesmo período. E são eles quem mais traem: 21% contra 11% delas.

“Mas é muito importante atentar para o fato de que as pessoas que mais fazem sexo casual são as que mais se cuidam e usam preservativos”, alerta a Juny. “Assim, as mulheres casadas ou em relações estáveis, por exemplo, continuam as mais vulneráveis”.

Ela explica que isso se deve muito a dificuldade da mulher em negociar o uso de preservativos e impor alguma forma de prevenção. “Somado a isso, temos o fato de que o preservativo feminino ainda é pouco usado. A mulher, que sempre foi quase proibida de se tocar, ainda encontra dificuldades em assumir seu uso”, pondera. Hoje, o Ministério da Saúde mantém um “Plano Nacional de Enfrentamento da Feminização da Aids”, visto que o número de mulheres com a doença vem aumentando, inclusive entre as que têm relação estável.

Quer saber de outra luz vermelha? Nas parcerias casuais fora da relação estável, o uso de preservativo é baixo. Entre as mulheres, 75% assumiram não usar camisinha em todas as vezes que fizeram sexo com o parceiro eventual, correndo risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis.

A Pesquisa sobre Comportamento, Atitudes e Práticas Relacionadas às DST e Aids foi realizada por técnicos do Ibope em e as características sociodemográficas se assemelham às do Censo do IBGE: metade eram homens, entre 25 e 49 anos.

A análise dos dados foi feita pela equipe técnica do Ministério da Saúde, com o apoio do Centro de Informação Científica e Tecnológica da Fundação Oswaldo Cruz.

 

Durante a apresentação da pesquisa, na semana passada, o ministro da saúde, José Gomes Temporão, faz avaliação do comportamento sexual da população brasileira. “Algumas coisas nos preocupam. Precisamos de estratégias articuladas”, disse. Segundo ele, o Brasil registra 33 mil novos casos de contaminação pelo vírus HIV a cada ano e o tratamento, apesar de absolutamente necessário, não resolve todos os problemas. “Não podemos cair na banalização da doença”, falou o ministro.

 

Por Sabrina Passos (MBPress)

 

fonte: http://vilamulher.terra.com.br



Assuntos relacionados : Sexo  Sexual  Corpo  Comportamento sexual  Retrato: comportamento sexual do brasileiro  Mulher  Homem  

publicidade
+ Relacionados
Mesmo no pós-parto a dieta deve continuar equilibrada
Nove meses se passaram. Agora é o momento de curtir o bebê que chegou, mas cuidado com a alimentação deve ser redobrado
Cuidados com o corpo antes do casamento
O grande dia está chegando e as gordurinhas apareceram? Invista nas frutas, nos exercícios e boa festa!
Exercícios para Gravidez ela não é desculpa para relaxar
Momento único na vida de uma mulher, a gravidez não é desculpa para não se exercitar
Dieta equilibrada aumenta as chances de engravidar
Manter hábitos alimentares saudáveis é importante em qualquer idade
Magnésio é bom para osteoporose
É necessário que o organismo possua índices adequados de magnésio e vitamina D.
Dicas para manter o bumbum durinho e empinado
Mesmo durante os meses mais frios do ano, os cuidados com a saúde e com o corpo não devem ficar de lado
Maison da Beleza abre curso de consultoria de imagem
Os profissionais baianos interessados em iniciar ou complementar a formação em consultoria de imagem têm, neste mês de abril, a oportunidade de participar de um curso inédito em Salvador
GAPZ trás esperança para aqueles que sofrem com o Zumbido Ouvido
Entender o que é o zumbido e esclarecer as dúvidas com profissionais qualificados

+ Programas de TV
Vídeo Show Espelho Mágico: Beatriz de Escrito nas Estrelas inspira transformação
Fã ganha trasnformação para ficar igual a vilã de Escrito nas estrelas Beatriz
Vídeo Show Vídeo Show News conta as últimas dos famosos
Saiba o quais as noticias dos famosos para esta semana
Vídeo Show André Arteche prova ser bom cabeleireiro como o Julinho de Ti-Ti-Ti
Ator aceita desafio do Vídeo Show e faz penteados em fãs.
Fantástico Fiuk estreia no Jogo da Verdade
O ator teve que responder as perguntas dos adolescentes sobre temas variados. Sexo, carreira e família foram alguns dos temas abordados
Fantástico Casal de adolescentes se expõe em cenas de carícias ousadas pela internet
Os jovens se conheceram pela internet e fizeram uma aposta: quem perdesse em um jogo de cartas iria se expor
Fantástico Silvester Stallone fala sobre comentário que fez sobre o Brasil em entrevista
O ator explicou a polêmica em torno do comentário que ele fez sobre o Brasil
Vídeo Show Separação de Claudia Raia e Edson Celulari
Veja as noticias dos famosos!
Mais Você Aprenda a meditar para diminuir o estresse
Aprenda com a a professora de meditação Luciana Ferraz a meditar para diminuir


+ Dicas


+ Vídeos


+ Novelas


+ Moda


+ Beleza


+ Culinária






publicidade