Dicas - Cabelos - Pontas duplas: o que funciona, o que disfarça e o que é balela
Envie por email   Bookmark and Share

Pesquisar



Pontas duplas: o que funciona, o que disfarça e o que é balela


As donas de cabelos longos têm uns probleminhas em comum: fios ressecados e pontas fragilizadas e que teimam em se dividir em duas, três, e, às vezes, até em cinco – acreditem, existe até ponta quíntupla! A causa é a falta de hidratação e desgaste da fibra capilar. Sendo assim, o resultado é cabelo com aspecto ressecado, áspero e pontas que saltam aos olhos.
Na verdade, o fio capilar é dividido em três partes: a medula, que fica no interior e distribui minerais e nutrientes; o córtex, no meio, responsável pela força e elasticidade; e a cutícula, a camada externa, composta de escamas que vão se sobrepondo. No cabelo saudável, essas três camadas são completamente unidas e seladas tal como mãe e filhas graças à proteína ceramida e à gordura natural dos fios. Sem elas, as escamas se abrem, deixando a estrutura interna exposta e frágil. Os fios tornam-se sensíveis e podem se abrir no sentido do comprimento.

Como se esse fato não fosse o bastante, a falta de cuidado, o desgaste natural dos fios, a poluição, o ar seco, o sol, o vento, o calor, o sal, o abuso de tratamentos químicos e descolorantes e, o uso do secador e da chapinha ajudam, e muito, a desgastar os fios, gerando as temidas – e tenebrosas – pontas duplas, que denunciam instantaneamente a falta de saúde dos fios.

Dicas que funcionam

1-Prevenção
Como maneira de prevenção, aposte em cuidados especiais, hidrate as madeixas semanalmente em casa e quinzenalmente no salão. Além disso, repare as pontinhas de três em três meses, no máximo.
“Mesmo que a pessoa cuide muito dos fios, eles não deixam de sofrer o efeito do envelhecimento e do desgaste natural. Sendo assim, o corte freqüente é necessário para todas. Se a pessoa mantiver a saúde dos fios sob controle, certamente no período de três meses vai precisar aparar no máximo um centímetro do fio”, garante Marina Silveira, do salão Sammy Class.

- Durante a lavagem, não deixe cair água quente no couro cabeludo. “Isso pode irritá-lo, gerar feridas e deixar os fios mais ressecados”, alerta Rosely Grossmann, química responsável pela formulação da linha Éh Cosméticos.

- Proteja as pontas dos cabelos com leave-in hidratante em de preferência com FPS. “O leave-in é um ótimo aliado contra o ressecamento das pontas. É bom usar sempre”, indica Marco Antonio de Biaggi, o cabeleireiro das famosas.

- Seque os cabelos com no mínimo 15 centímetros de distância entre o secador e os fios e procure passar um protetor nos fios antes de secá-los.

- Lave os cabelos no mínimo em dias alternados. “No Brasil, não temos a necessidade de lavarmos menos os cabelos. Dá para lavar todo dia, sim, e isso evita o acúmulo de impurezas e mantém o fio sempre limpinho, além de evitar o ressecamento crescimento dos mesmos”, afirma Rosely Grossmann.

- Procure pentear seus cabelos começando pelas pontas e depois subindo, de preferência com um pente de madeira.

- Jamais prenda os cabelos enquanto estiverem úmidos ou molhados.

- Se você faz chapinha, descolore, é adepta da escova progressiva, dos alisamentos e dos relaxamentos, e frequentemente tinge os fios, melhor cuidar melhor deles. Procure produtos específicos para cabelos quimicamente tratados.

- Mesmo que seu cabelo seja o que chamamos de “virgem”, não deixe de fazer hidratações em casa. Uma vez a cada quinze dias é suficiente.

2- Tratamento
Como não queremos enganar você, seremos curtas e grossas: O tratamento das pontas duplas é o corte dos cabelos e ponto final. “Só mesmo cortando para eliminar esse problema”, confirma a cabeleireira Marina.
Apesar disso, o cabeleireiro Robson Trindade, do Red Door, um verdadeiro um esquadrão antipontas duplas. Primeiro, preparou uma lavagem especial que esfolia os fios e faz uma máscara de colágeno para fortalecer as fibras e hidratar o cabelo. A ação do colágeno é potencializada com a ajuda de laser, que aumenta a absorção e ajuda na restauração do fio.
 Para potencializar o efeito da lavagem, na seqüência, é feito um corte especial com uma tesoura que alcança 120ºC e cauteriza a ponta.
 Se o seu medo é que o corte mexa no comprimento dos fios, aposte no “corte bordado”, ideal para eliminar apenas as pontinhas mais estragadas.

3- Disfarce
A boa notícia é que se você vai a um evento importante,  quer impressionar alguém ou apenas dar uma aliviada naquele aspecto “palha” que seus cabelos apresentam, dá pra disfarçar as pontas duplas gastando bem pouquinho e obtendo resultados certeiros, porém, não duradouros.
Para esse “make capilar” os dois melhores aliados são os leave-in – novamente eles - e os reparadores de silicone. Ambos são recursos de emergência, que agem colando as pontas apenas até a próxima lavagem. Eles formam uma película que protege o fio contra as agressões externas e evita a perda de água, melhorando a hidratação. Além disso, esses amiguinhos também têm o poder de proteger o fio por fora, o que garante que a estrutura interna ganhe tempo para se fortalecer, sem precisar brigar com o meio externo.
“O silicone e os óleos reparadores de pontas auxiliam muito, mas desde que usados apenas nas pontas. Por isso, recomendo que as mulheres carreguem um vidrinho na bolsa, pois esses finalizadores também ajudam a assentar os fios e a manter o penteado por mais tempo", garante Celso Kamura.
Se você for adepta do silicone e passá-lo diariamente, utilize um shampoo anti-resíduo uma vez por semana para retirar o excesso desse produto e limpar os fios profundamente.
Outra dica é, juntamente com o uso de silicone, dar uma difarçadinha com grampos, um rabo-de-cavalo e até alguns acessórios mais exóticos, como uma faixa ou um lenço, por exemplo. Use sua imaginação, mas só não abuse muito para não quebrar e ressecar ainda mais os fios. Proteja-os bem.

4- Balela pura
Alguns mitos a respeito das pontas duplas precisam ser desmascarados para o seu bem e o bem do seu bolso. Confira:

- Se você compra reparadores de pontas achando que eles vão selar as escamas novamente e indefinidamente, esqueça. O efeito dura apenas até a próxima lavagem.

- Shampoos e condicionadores que prometem acabar com as pontas duplas são mentirosos. Eles podem preveni-las, se forem grandes emolientes e hidratantes. Funcionam nesse caso como prevenção, e não como tratamento.

- Não acredite que seus fios devam ser lavados no mínimo uma vez a cada dois dias. Eles podem, sim, serem lavados diariamente. “A falta de lavagens deixa o cabelo com acúmulo de impurezas, deixa a raiz oleosa e, por fim, resseca as pontas”, explica a especialista Rosely Grossmann.

- Mesmo que você hidrate os cabelos e que a saúde deles seja ótima, é necessário aparar as pontinhas de três em três meses.

- Vitaminas, anticoncepcionais e simpatias não adiantam e não vão “restaurar” as pontinhas desgastadas.

- Uma boa alimentação ainda pode ser uma forte aliada para a saúde e o “não-ressecamento” dos fios. Não confie apenas nos produtos.

- Para disfarçar as pontas duplas, utilize o silicone apenas nas pontinhas mesmo, o restante dos fios já possui uma oleosidade natural e não precisam desse tipo de produto.

Fonte: http://cristianaarcangeli.terra.com.br

 


 



publicidade
+ Relacionados
Cor de cabelo e tintura para o verão 2012
O cabelo loiro promete ser tendência no verão 2012! Se você quer mudar a cor do seu cabelo ou coloração e está na dúvida, prepare-se para ficar por dentro do que vem por aí!
Cabelo verão 2012: Cabelo e penteados para o verão 2012
Cabelo bem liso ou ondulado, coques e tranças estão entre as tendências que vão bombar no verão 2012!
Cabelos - Qual cor combina com a sua pele?
Veja qual o tom de cabelo ideal para você ficar no estilo deste inverno
Para cabelos crespos e lisos, os coques continuam em alta neste inverno 2010
Para cabelos crespos e lisos, os coques continuam em alta neste inverno 2010
Truques para a escova perfeita
Aprenda com os profissionais da São Paulo Fashion Week o passo a passo de como utilizar produtos para o seu cabelo ficar como aquele que o cabeleireiro faz
Penteados do último dia da São Paulo Fashion Week
Boas idéias do que fazer com os cabelos para o verão são encontrados no sexto dia de desfiles
Cabelos do penúltimo dia da São Paulo Fashion Week Verão 2011
Gel e pomada nos cabelos presos foram os pontos fortes deste quinto dia dos desfiles
Penteados do 4º dia da São Paulo Fashion Week Verão 2011
Cabelos que podem ser reproduzidos no dia a dia foram indicados nas passarelas da Bienal

+ Programas de TV
Vídeo Show Espelho Mágico: Beatriz de Escrito nas Estrelas inspira transformação
Fã ganha trasnformação para ficar igual a vilã de Escrito nas estrelas Beatriz
Vídeo Show Vídeo Show News conta as últimas dos famosos
Saiba o quais as noticias dos famosos para esta semana
Vídeo Show André Arteche prova ser bom cabeleireiro como o Julinho de Ti-Ti-Ti
Ator aceita desafio do Vídeo Show e faz penteados em fãs.
Fantástico Fiuk estreia no Jogo da Verdade
O ator teve que responder as perguntas dos adolescentes sobre temas variados. Sexo, carreira e família foram alguns dos temas abordados
Fantástico Casal de adolescentes se expõe em cenas de carícias ousadas pela internet
Os jovens se conheceram pela internet e fizeram uma aposta: quem perdesse em um jogo de cartas iria se expor
Fantástico Silvester Stallone fala sobre comentário que fez sobre o Brasil em entrevista
O ator explicou a polêmica em torno do comentário que ele fez sobre o Brasil
Vídeo Show Separação de Claudia Raia e Edson Celulari
Veja as noticias dos famosos!
Mais Você Aprenda a meditar para diminuir o estresse
Aprenda com a a professora de meditação Luciana Ferraz a meditar para diminuir


+ Dicas


+ Vídeos


+ Novelas


+ Moda


+ Beleza


+ Culinária