Dicas - Roupas - Homem: Sugestões para acertar o figurino nas festas de família e de trabalho
Envie por email   Bookmark and Share

Pesquisar



Homem: Sugestões para acertar o figurino nas festas de família e de trabalho


 A cidade está fervendo, é final de ano. As ruas e bares já estão lotados e há um alvoroço no ar. Surgem mil festas e aqueles que não estão com o guarda-roupa em dia - ou seja, nós e a torcida rubro negra -vão ter alguns problemas. Junto com os mil balanços do ano, as tarefas inadiáveis e aquelas que vão pular direto pra agenda de 2009, você pode aproveitar para fazer, do seu almoço, uma pequena sessão de compras, ou então, esticar na rua até mais tarde e aproveitar seu 13º para investir um pouco em você.

Analise as festas que tem pela frente

Normalmente a gente tem no final do ano no mínimo três festas importantes: a do trabalho, a festa da família e o encontro dos amigos. Examine os estilos de cada grupo, começando pelo trabalho, que é onde a gente não pode dar mancada. Em que tipo de empresa você trabalha? Formal? Muito formal? "Modernete"? É mais para advogados ou para web designers? Isso já vai definir bastante o tipo de roupa no qual terá que investir.

A roupa e a festa da empresa

Se seu grupo for convencional, não tem erro: terno ou costume (terno sem colete), gravata, sapato social. Invista em um terno novo, clássico com corte moderno. Procure um sapato de boa qualidade e clássico, para durar para sempre! Opte por cores como o preto e o cinza chumbo para os ternos, o branco e cinza para as camisas e pode surfar um pouco na cor da gravata. Experimente o lilás, o rosa, ou cinza, as listras grossas e acetinadas.

Analise o local e o horário da comemoração

Os ternos também são indicados para as festas à noite em boates mais chiques ou espaços de eventos ou de shows. Lembre-se de que o tom das festas de final de ano tende um pouco ao solene, mas se a empresa para quem trabalha é mais descontraída, vale a calça social e o paletó, e camisa sem gravata, mesmo à noite. Capriche na camisa, que será o item mais visto e não se esqueça do sapato, que é ícone de elegância.

Esqueça os modelos de sapato de camurça e jamais use meias brancas. Verifique se o tamanho de suas roupas está compatível com o seu tamanho, pois o tempo passa e muitas vezes a gente não percebe as mudanças. Para não gastar muito, dê uma geral no seu guarda-roupa e uma olhada no álbum da coluna. Talvez você tenha uma idéia de como adaptar algumas peças do seu vestuário à moda de hoje, investindo o mínimo.

Veja se tem como renovar seus ternos, com um ajuste no alfaiate, ou na loja em que comprou - muitas lojas têm essa proposta -, ou então, invista numa gravata nova, isso já dá uma levantada!

Para as festas de trabalho, procure evitar o jeans. É hora de quebrar a rotina, e pense que as peças mais clássicas podem ser usadas ao longo do ano em casamentos ou outras ocasiões importantes.

Se seu ambiente de trabalho for mais moderno, uma peça mais ousada é desejável. Você não deve sair do seu estilo, mas dá pra ousar dentro daquilo que você gosta e se identifica. Uma camisa estampada ou com um tecido diferente pode ser uma boa opção, uma jaqueta ou paletó diferenciado, também.

Calcule o número de festas

O próximo passo é pensar na quantidade de festas que você vai. Se a turma não for a mesma, dá pra repetir o figurino, ou então bolar variações, separando o paletó da calça por exemplo, multiplicando assim as possibilidades. Faça o cálculo e - importante! - não se esqueça de pensar nos dias de lavagem das peças.

A crise das empresas e as festas de final de ano

Sei que é um momento de crise para as empresas. Muitas delas não estão nem mesmo comemorando o final do ano com festa. Então, pese as suas prioridades e pense se é a hora de investir na aparência. Para a vida corporativa é um momento de confraternização, mas também a hora de solidificar contatos e negócios. Encare desta maneira, também. Seja discreto e elegante e evite gracinhas ou inovações sem propósito.

Festa da família

Quantas serão as festas em família? Uma ou duas? À noite ou de dia? Se for à noite e a família, tradicional, vale o primeiro figurino da festa de empresa, mas mais informal, dispensando a gravata e às vezes até mesmo o paletó. Cabe também um blazer diferente da calça, mais esportivo. Uma bela camisa e uma calça social caem muito bem para a ocasião. As cores podem vir mais quentes, combinados com os tons de marrom e areia. O azul para a camisa também é bem convencional e, em ambientes clássicos, funciona bem. Se você for jovem, um tecido diferenciado, uma cor mais vibrante, são aconselháveis. Se vai à festa da família da namorada ou da noiva, pergunte a ela sobre o costume da casa e peça uma sugestão a ela. Não tem nada de mais e ela vai adorar!

Se a comemoração for um almoço durante o dia ou no jardim, as roupas devem ser bem à vontade. Vale desde a calça social e a camisa bonitona para as festas mais chiques até a camiseta com a bermuda. Mas em versões chiques, arrumadinhas, para agradar a vovó. Nada de polemizar com roupa rasgada no Natal. Sem declarações de rebeldia neste momento e nada de chinelos! É hora de celebrar a sério!

Festa dos amigos e festas das empresas modernas

A festa dos amigos é mais "soltona", né? As roupas podem ser mais estilosas, com cores mais arrojadas, já que os códigos são mais flexíveis e construídos pelo próprio grupo. As mais formais podem aceitar modelagens ousadas e peças mais modernas e fashion, assim como ousadias de comportamento e estilo. É hora de apostar num tecido especial, diferenciado. As bermudas, que estão super na moda, podem ser acompanhadas de paletó: fica ótimo! Camisetas transadas, tênis branco ou sandália de couro funcionam bem. As mesmas produções também valem para as empresas modernas, onde a novidade e a criatividade são considerados valores profissionais. Pense nisso.

fonte: http://estilo.uol.com.br



Assuntos relacionados : Moda maculina  Dicas para homens  Moda  Dicas de moda masculina  Homens  Maculino  Roupas para homens  Camisas 

publicidade
+ Relacionados
Vestido de noiva perfeito: comprar ou alugar?
A busca pelo vestido de noiva dos sonhos é a maior dúvida das noivas! Confira nossas dicas
Que tipo de roupa usar para disfarçar os quilos a mais
Dicas que fazem toda a diferença quando se tem aquele quilinho a mais!
Roupas leves e “conscientes” são ideais para dias abafados
Roupas leves e “sem peso na consciência” são ideais para dias abafados
Fashion Rio - Roupas sexy, esportivas
Revelação da moda carioca, R.Groove faz a única apresentação 100% masculina do evento
Espinafre e cebola tingem lãs que viram peças fashion
A sustentabilidade ganha cada vez mais espaço no mundo fashion
Grife mostra como reutilizar roupas com estilo
Criações da Ropa Doceñada aliam arte e costura a responsabilidade
Coleção Quintess para o calor de 2010
Roupas para o calor, Requinte de sobra na coleção Quintess para o calor de 2010
Roupas das personagens da novela Viver a Vida da Globo lideram preferência
A peça que mais motivou ligações para a Central de Atendimento ao Consumidor foi um macacão azul marinho usado por Betina

+ Programas de TV
Vídeo Show Espelho Mágico: Beatriz de Escrito nas Estrelas inspira transformação
Fã ganha trasnformação para ficar igual a vilã de Escrito nas estrelas Beatriz
Vídeo Show Vídeo Show News conta as últimas dos famosos
Saiba o quais as noticias dos famosos para esta semana
Vídeo Show André Arteche prova ser bom cabeleireiro como o Julinho de Ti-Ti-Ti
Ator aceita desafio do Vídeo Show e faz penteados em fãs.
Fantástico Fiuk estreia no Jogo da Verdade
O ator teve que responder as perguntas dos adolescentes sobre temas variados. Sexo, carreira e família foram alguns dos temas abordados
Fantástico Casal de adolescentes se expõe em cenas de carícias ousadas pela internet
Os jovens se conheceram pela internet e fizeram uma aposta: quem perdesse em um jogo de cartas iria se expor
Fantástico Silvester Stallone fala sobre comentário que fez sobre o Brasil em entrevista
O ator explicou a polêmica em torno do comentário que ele fez sobre o Brasil
Vídeo Show Separação de Claudia Raia e Edson Celulari
Veja as noticias dos famosos!
Mais Você Aprenda a meditar para diminuir o estresse
Aprenda com a a professora de meditação Luciana Ferraz a meditar para diminuir


+ Dicas


+ Vídeos


+ Novelas


+ Moda


+ Beleza


+ Culinária