Dicas - Corpo - Saiba tudo sobre as "pílulas milagrosas" para emagrecer
Envie por email   Bookmark and Share

Pesquisar



Saiba tudo sobre as "pílulas milagrosas" para emagrecer


 Muita calma e bom senso antes de adotar remédios desse tipo, mesmo com ansiedade e pressa em detonar as dobrinhas. Um medicamento que desembarcou no Brasil, recentemente, por exemplo, despertou a atenção de muita gente, pois prometia diminuir a gordura abdominal. Porém, em menos de um ano por aqui, o Acomplia, nome comercial do princípio ativo rimonabanto (que popularmente foi chamado de "pílula antibarriga") teve sua comercialização suspensa. Ele agia no sistema endocanabinóide, presente em vários órgãos e tecidos do corpo. "É uma espécie de coordenador do metabolismo, controla o apetite, a produção de colesterol e o acúmulo e a queima de gordura", explica Mônica Cabral, endocrinologista (RJ). A pausa na comercialização veio depois de alguns estudos europeus demonstrarem que pacientes que utilizaram a fórmula tiveram, aproximadamente, o dobro de risco de desenvolver problemas psiquiátricos, como ansiedade e depressão, quando comparados àqueles que não consumiram o produto. Com a suspensão do medicamento, os pacientes que fazem uso dele deverão consultar seus médicos para rever o tratamento. Isso foi um balde de água fria, para quem estava depositando todas as suas esperanças no remédio para acabar com a barriguinha, e um exemplo de que não há milagre em cápsulas. Além de possíveis efeitos colaterais, você pode acabar frustrada, caso não mude seus hábitos. "Os tratamentos com drogas são eficazes apenas com a supervisão médica. Esse cuidado inclui até os elaborados com as chamadas substâncias naturais, pois elas também podem ter contra-indicação", alerta Anna Verônica Ziccarelli, especialista em Medicina Estética da Clínica La Belle (RJ). É o que diz também Keila Rachel Costa, coordenadora do ambulatório de Obesidade, Gordura Localizada e Celulite da Sociedade Brasileira de Medicina Estética do Rio de Janeiro. "O remédio, quando bem indicado e sob orientação especializada, é um coadjuvante no tratamento. Uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios regularmente são indispensáveis. Não há nem o que discutir", completa Keila. Ou seja: milagre não existe. Mesmo adotando uma fórmula prescrita por um profissional, ainda assim será necessário manter a alimentação equilibrada e se exercitar. Do contrário, não há como conquistar e manter o corpo dos seus sonhos.

decifrando as composições
Dúvidas sobre os ingredientes com nomes estranhos que estão na receita ou nos rótudos dos remédios para emagrecer? Saiba o que pode estar dentro das drágeas:

substâncias naturais
Muitas já surgiram e continuam aparecendo, mas, segundo Mônica Cabral, ainda faltam comprovações científicas sobre sua eficácia. De qualquer forma, são poucas as reações adversas relatadas. E, de acordo com Keila Costa, há uma tendência para a ingestão dessas substâncias naturais e um número maior de estudos realizados. "Elas também não têm um prazo limite para o consumo. Isso deve ser resolvido entre a paciente e o especialista. Porém, vale lembrar que os resultados costumam surgir depois de umas oito semanas", comenta Keila.

faseolamina
Trata-se de uma glicoproteína retirada do feijão-branco. Segundo Keila Costa, além de favorecer o funcionamento do intestino, por suas fibras solúveis, e ajudar na redução da absorção de gordura, inibe a ação da enzima responsável pela digestão do carboidrato ingerido. Ou seja, o organismo não absorve parte deste nutriente, reduzindo o acúmulo de calorias. Ajuda a evitar a elevação da glicemia (açúcar no sangue), que é um dos fatores que favorecem o acúmulo de gordura no corpo. Em doses elevadas, pode provocar gases e diarréia.

ágar-ágar
Extrato de algas marinhas que tem atividade laxativa suave e faz o espessamento de alimentos. Utilizada pela indústria alimentícia ou na culinária, aumenta a sensação de saciedade e costuma ser indicada no processo de emagrecimento e em casos de intestino preso. Por ser insolúvel em água, quando ingerido, aumenta de volume, preenchendo o estômago. Assim, quem faz uso da fórmula fica satisfeita com uma porção menor de comida. É contra-indicado para pessoas com roblemas gastrointestinais.

caralluma fimbriata
O cacto Caralluma fimbriata, planta da família Apocynaceae, é encontrado na África e Índia, onde é utilizado há séculos para controlar o apetite de nativos, que saíam à caça e ficavam muito tempo sem comer. Atua no cérebro, liberando substâncias que dão a sensação de bem-estar e diminuindo a fome. A ação é a seguinte: compostos desse cacto simulam o mecanismo de um neuropeptídio, que é responsável pela saciedade. Assim, é possível ficar satisfeita com porções menores. Não há registro de efeitos colaterais.


cáscara sagrada
Planta medicinal que age no intestino com efeito laxativo e contra prisão de ventre. Faz com que os alimentos digeridos sejam eliminados rapidamente, o que também reduz a absorção de vitaminas, minerais, aminoácidos e ácidos graxos essenciais para a saúde. Ou seja, a perda de peso ocorre pela desidratação e não pela diminuição do tecido gorduroso. Seu efeito se dá depois de seis a oito horas da ingestão. O uso contínuo da cáscara sagrada pode levar a problemas intestinais, como inflamações e dependência.

garcínia
Planta asiática que possui uma substância chamada ácido hidrocítrico, que induz à quebra da gordura. Segundo Anna Verônica, diminui a conversão de carboidratos em gorduras, tem efeito laxativo, e reduz a vontade de comer, principalmente doces. Além disso, a garcínia protegeria a parede estomacal, ajudaria a reduzir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o colesterol bom (HDL). Não há relatos de efeitos colaterais.

citrus aurantium
Extraído da laranja amarga, acelera o metabolismo e estimula a queima de gordura. Tem propriedades digestivas e diuréticas e é uma fonte de vitamina C (antioxidante). O ativo também seria útil no aumento da musculatura, pois facilitaria a formação de proteína, nutriente importante para tonificar os músculos. Por conter sinefrina - cuja estrutura é semelhante à efedrina, porém mais segura -, estimularia a liberação de adrenalina e, assim, funcionaria como um "energético", melhorando a disposição. Não constam reações adversas.

remédios alopáticos
Os resultados podem aparecer mais rápido com tal uso, mas, por outro lado, apresentam efeitos colaterais, exigem mais cuidado na prescrição e, dependendo do tipo, devem ser utilizados por um tempo determinado. Segundo Mônica Cabral, os alopáticos mais usados para emagrecer são divididos em três grupos:

inibidores da absorção de gordura
Representado pelo Orlistat, impede a absorção de cerca de 30% da gordura ingerida. isso pode ser significativo, se a pessoa conseguir controlar o que come. Do contrário, a tendência é que não haja perda de peso, pois os 30% de gordura que deixa de ser absorvido pode não representar uma diminuição calórica suficiente para levar ao emagrecimento. O uso em excesso pode causar carência de vitaminas.

sacietógenos (Sibutramina e Fluoxetina)
Reúne os medicamentos que têm como principal mecanismo de ação o estímulo da sensação de saciedade. "A pessoa sente fome, mas com uma menor quantidade de alimentos já fica satisfeita e pára de comer mais cedo", comenta Mônica. A sibutramina pode apresentar uma segunda ação: o aumento do gasto energético. Já a fluoxetina costuma ser indicada em situações como obesidade associada à depressão ou à compulsão alimentar. efeitos colaterais: boca seca, prisão de ventre, taquicardia.

anorexígenos (Femproporex, Anfepramona e Mazindol)
Possuem substâncias que atuam no cérebro, inibindo o apetite. "elas são usadas há várias décadas e antigamente eram conhecidas como anfetaminas. O inconveniente deste grupo é o risco de dependência, apesar de ser relativamente rara quando utilizado adequadamente. A tendência atual é de indicação só para pacientes que não possam usar outras substâncias ou não consigam emagrecer com elas", explica Mônica. efeitos colaterais: taquicardia, boca seca, insônia, ansiedade, depressão e dependência.

novidades à vista
Veja quais são os medicamentos que acabam de chegar ao mercado e como podem ajudar no combate às gordurinhas:

* Slendesta
Extrato obtido da proteína da batata, é um inibidor de apetite 100% natural. ele estimula a produção de um mensageiro químico, chamado colecistoquimina (CCK), que aumenta a saciedade. segundo seus defensores, ajuda a controlar o volume de comida e as beliscadas fora de hora. "De acordo com um estudo duplo cego, que realizamos durante dois meses, com 25 mulheres com queixas de gordura localizada no abdome e no quadril, houve uma redução de peso entre 3,5 a 5 quilos e, nas medidas, de até 12 cm do abdome e de até 8 cm do quadril", conta Keila Costa.

* Neopuntia
Nutracêutico obtido do figo da Índia (Opuntia fícus-indica), desenvolvido na França, interage com parte da gordura ingerida, antes dessa ser assimilada pelo organismo. "ele contém fibras que absorvem a gordura com uma espécie de gel, fazendo com que o excesso seja eliminado naturalmente", ressalta Giovana Barbosa, farmacêutica da Galena (sP). segundo a empresa, o ativo possui estudos comprovando sua eficácia e segurança. Um deles foi realizado com dez voluntários, com índice de massa corpórea normal. eles consumiram o nutracêutico por uma semana e seguiram dieta. Metade do grupo ingeriu formulação sem ativo (placebo). O resultado foi a eliminação de gordura em 27,4%.
 

naturais na farmácia
Ter cuidado na escolha de uma farmácia para manipular fórmulas é imprescindível para a segurança de qualquer medicamento, até mesmo os naturais. Mas, e aqueles que são vendidos prontos nas prateleiras, sem a exigência de receita médica? Não arrisque: a orientação de um médico, nutrólogo ou nutricionista continua valendo. Só profissionais especializados são capazes de avaliar os benefícios e a indicação de certas substâncias para cada caso. São eles também que recomendam as doses adequadas. Caso contrário, você perde dinheiro e arrisca a saúde. Sim, pois apesar de naturais, eles podem, por exemplo, interagir ou até anular o efeito de outro medicamento em uso. E mais: mulheres grávidas ou que estão amamentando não devem ingerir esses compostos. Verifique sempre se o medicamento possui a aprovação do Ministério da Saúde.

 

fonte: http://corpoacorpo.uol.com.br



Assuntos relacionados : Pílulas milagrosas  Pílulas para emagrecer  Saúde e madicamentos  Dicas  Dieta  Formulas para emagrecer  Medicação  Beleza 

publicidade
+ Relacionados
Mesmo no pós-parto a dieta deve continuar equilibrada
Nove meses se passaram. Agora é o momento de curtir o bebê que chegou, mas cuidado com a alimentação deve ser redobrado
Cuidados com o corpo antes do casamento
O grande dia está chegando e as gordurinhas apareceram? Invista nas frutas, nos exercícios e boa festa!
Exercícios para Gravidez ela não é desculpa para relaxar
Momento único na vida de uma mulher, a gravidez não é desculpa para não se exercitar
Dieta equilibrada aumenta as chances de engravidar
Manter hábitos alimentares saudáveis é importante em qualquer idade
Magnésio é bom para osteoporose
É necessário que o organismo possua índices adequados de magnésio e vitamina D.
Dicas para manter o bumbum durinho e empinado
Mesmo durante os meses mais frios do ano, os cuidados com a saúde e com o corpo não devem ficar de lado
Maison da Beleza abre curso de consultoria de imagem
Os profissionais baianos interessados em iniciar ou complementar a formação em consultoria de imagem têm, neste mês de abril, a oportunidade de participar de um curso inédito em Salvador
GAPZ trás esperança para aqueles que sofrem com o Zumbido Ouvido
Entender o que é o zumbido e esclarecer as dúvidas com profissionais qualificados

+ Programas de TV
Vídeo Show Espelho Mágico: Beatriz de Escrito nas Estrelas inspira transformação
Fã ganha trasnformação para ficar igual a vilã de Escrito nas estrelas Beatriz
Vídeo Show Vídeo Show News conta as últimas dos famosos
Saiba o quais as noticias dos famosos para esta semana
Vídeo Show André Arteche prova ser bom cabeleireiro como o Julinho de Ti-Ti-Ti
Ator aceita desafio do Vídeo Show e faz penteados em fãs.
Fantástico Fiuk estreia no Jogo da Verdade
O ator teve que responder as perguntas dos adolescentes sobre temas variados. Sexo, carreira e família foram alguns dos temas abordados
Fantástico Casal de adolescentes se expõe em cenas de carícias ousadas pela internet
Os jovens se conheceram pela internet e fizeram uma aposta: quem perdesse em um jogo de cartas iria se expor
Fantástico Silvester Stallone fala sobre comentário que fez sobre o Brasil em entrevista
O ator explicou a polêmica em torno do comentário que ele fez sobre o Brasil
Vídeo Show Separação de Claudia Raia e Edson Celulari
Veja as noticias dos famosos!
Mais Você Aprenda a meditar para diminuir o estresse
Aprenda com a a professora de meditação Luciana Ferraz a meditar para diminuir


+ Dicas


+ Vídeos


+ Novelas


+ Moda


+ Beleza


+ Culinária






publicidade