Revistas:




Truque para o fogo ideal do churrasco

Publicado por Evelyn Cristine em 17/05/2014 às 16h00

Uma das principais dúvidas de quem vai preparar um churrasco é acertar o fogo. Confira a dica e o truque para o fogo ideal no churrasco e pegue o jeito!

Texto Evelyn Cristine | Foto Reprodução

Truque para o fogo ideal do churrasco

Para cada tipo de carne existe um truque para o fogo ideal do churrasco, pois cada corte necessita de uma quantidade diferente de calor.

Embora a prática seja uma das melhores maneiras de “pegar o jeito”, algumas dicas simples podem te ajudar muito. Gerson Almeira, proprietário do açougue gourmet Clube da Carne, de Curitiba (PR) dá algumas dicas para você não errar o ponto. Confira!

Cada corte tem uma altura ideal para assar ou grelhar

 • Carnes com menos de 1,5 kg devem ser grelhadas, ficando de 15 a 30 centímetros do fogo.
• Já as carnes acima de 1,5kg, são carnes para serem assadas e devem ficar entre 45 e 60 centímetros do fogo
• Pernil e a paleta de cordeiro devem ser colocadas mais distantes, em média 60 centímetros e com pouco fogo, para que não queimear por fora e ficar crua por dentro.

Temperatura do fogo

Almeida aconselha medir pelo calor que a sua própria mão aguenta. O ideal é que aguente cinco segundos. Se o tempo for maior, o fogo está muito fraco e vai cozinhar a carne. Se for menor, o fogo está muito forte e a carne pode queimar.

Dica de um bom churrasqueiro

Guarde as cinzas produzidas no churrasco anterior.  Segundo Gerson Almeira, a gordura que pinga, quando cai na brasa levanta a labareda e transfere o gosto ruim de tostado à carne. “Colocando a cinza sobre a brasa, você evita esse problema. Além disso, ela contribui para a manutenção do calor”, completa.

O Clube da Carne fica na Avenida Munhoz da Rocha (nº 655), no bairro Cabral.

TESTE: VOCÊ SABE COZINHAR?

Leia Também
10 dicas para manter sua cozinha organizada e limpa
Conheça o trabalho das alunas de Engenharia de Alimentos do Instituto ...
Lojas Americanas terá super ofertas neste domingo
Comente!


Mais Lidas