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Consumo de carboidrato influencia o humor

Publicado por Evelyn Cristine em 28/08/2014 às 13h00

Você sabia que o consumo de carboidrato pode influenciar diretamente no humor? A falta desse nutriente pode causar sensação de fraqueza no corpo. Saiba mais!

Texto Evelyn Cristine | Foto Reprodução

 


Consumo de carboidrato influencia o humor

 

Você sofre com as mudanças inexplicáveis no humor, como a falta de ânimo ou disposição para realizar atividades físicas? Saiba que essas ações, podem estar relacionadas a uma alimentação desequilibrada. Segundo a nutricionista Alessandra Godoy, da Equilibrium, consultora da Adria, o consumo de carboidrato influencia o humor.

Para Alessandra, investir numa alimentação correta ajuda a manter a saúde física e emocional, e para isso, o macarrão é um dos alimentos que pode auxiliar a garantir a quantidade necessária de carboidrato.

Cada substância gerada pelo organismo possui uma função diferente. Os neurotransmissores, substâncias químicas produzidas pelas células nervosas, por exemplo, são os responsáveis por transmitir impulsos nervosos ao cérebro que influenciam diretamente na sensação de bem-estar e felicidade.

De acordo com Alessandra, é essa produção de neurotransmissores que está ligada diretamente aos alimentos consumidos no dia a dia. “Alguns alimentos, incluindo as massas, possuem nutrientes que induzem a formação de serotonina, dopamina e noradrenalina, principais neurotransmissores”, explica.

Uma alimentação deficiente de nutrientes pode causar falta de disposição, por isso é preciso incluir uma grande variedade de ingredientes nas refeições. “O carboidrato fornece energia e níveis de glicose necessários para ativar o impulso nervoso de bem-estar. Quando ele é associado a outras vitaminas e minerais seu efeito é potencializado”, esclarece a especialista. Segundo Alessandra, cada neurotransmissor também afeta o corpo de maneira diferente. A serotonina provoca uma sensação de bem-estar. Já a dopamina e noradrenalina proporcionam energia e disposição. “O carboidrato presente nas massas afeta diretamente o humor, pois ele é transformado em glicogênio quando ingerido. É o próprio glicogênio que possui papel importante na produção de serotonina”, comenta.

Para garantir uma sensação prolongada de bom humor, Alessandra lista outros nutrientes que não podem faltar na alimentação: "Ácido fólico, ômega 3, vitamina B6, vitamina C e magnésio também participam ativamente no processo de melhoramento do humor”, pontua.

“Alimentos como espinafre, brócolis, peixes, frutos do mar e sementes oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas, são ótimas fontes desses nutrientes”, completa. A combinação destes ingredientes com as massas ajuda também a espantar a TPM das mulheres.

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