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Como fazer uma alimentação correta e não ter medo da balança

Publicado por Evelyn Cristine em 03/09/2014 às 17h30

O sedentarismo e os maus hábitos alimentares são um dos responsáveis pelo aumento do peso das pessoas. Saiba e aprenda como fazer uma alimentação correta e não ter medo de subir na balança!

Texto Evelyn Cristine | Foto Reprodução

Como fazer uma alimentação correta e
não ter medo da balança

Para perder o excesso de peso muitas pessoas acabam fazendo dietas restritivas ou até mesmo o uso de medicamentos que prometem emagrecer. E isso, pode ser um risco para a saúde.“As dietas da moda ou radicais podem até diminuir o metabolismo e reduzir o peso, mas também ela pode aumentar o estresse e o hormônio cortisol que provoca estoques de gordura e compulsão alimentar”, afirma o nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme Gerenciamento de Perda de Peso.

Não há fórmulas mágicas para emagrecer, o ideal é procurar um médico para que ele avalie suas condições de saúde e elabore um plano de emagrecimento saudável. “Não tem uma dieta padrão para perder peso, o emagrecimento deve acontecer de forma lenta e gradual com uma reeducação alimentar. O paciente irá aprender a comer novamente”, destaca o nutrólogo.

Se você quer emagrecer de forma saudável, siga as dicas listadas pelo nutrólogo André Veinert abaixo: 

1. Alimentação equilibrada
Manter uma alimentação balanceada e variada pode auxiliar na perda de peso. Procure acrescentar em suas refeições grupos de cereais, pães, frutas, verduras, hortaliças, leite e derivados, carnes também são importantes. Controle o consumo de doces e gorduras.

2. Mastigue bem os alimentos
Esse é um dos fatores importantes para o emagrecimento, mastigar os alimentos contribui para o processo de digestão. Por isso, reserve um tempo para comer com tranquilidade no seu dia a dia.

3. Alimente-se a cada três horas
Manter esse ritual ajuda na sensação de saciedade e também impede que você fique com fome e ataque a geladeira quando chegar em casa. Organizar os seus horários e comer de três em três horas mantém o metabolismo ativo.

4. Fontes de vitaminas
Consumir vitaminas faz muito bem ao organismo, por isso, consuma diariamente alimentos ricos em vitaminas como frutas, minerais e fibras que podem ser encontrados em verduras e legumes.

5. Inclua no seu cardápio quinua, banana, damasco, açaí e amaranto
Esses cereais são fontes de triptofano que estimula a produção de serotonina – neurotransmissor que diminui a compulsão alimentar

6. Beba bastante líquido
O consumo de água, sucos e chás naturais estão liberados durante a dieta. Já os sucos industrializados devem ser evitados, pois são ricos em conservantes, aromatizantes e açúcar.

7. Confie em você!
É preciso ter determinação quando se adota um plano de emagrecimento para driblar todas as tentações, incluindo doces, sobremesas, refrigerantes, massas etc.. Lembre-se de procurar um médico de sua confiança para que ele elabore um cardápio com os alimentos certos que você deve consumir para alcançar o peso desejado.

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