Revistas:




O que fazer e não fazer nas festas de confraternizações da empresa

Publicado por Evelyn Cristine em 16/12/2014 às 21h00

As festas de confraternizações da empresa são quase obrigatórias, mas o que fazer e não fazer nessas comemorações? Confira as dicas e comemore as conquistas do ano sem pagar mico!

Texto Evelyn Cristine | Foto Reprodução

O que fazer e não fazer nas festas de confraternizações da empresa

As festas de confraternizações são quase obrigatórias. É uma forma de aproximar as pessoas e comemorar as conquistas do ano. Mas, mesmo sendo um momento de descontração, o comportamento profissional deve ser mantido e seguir os padrões da empresa. “Muitas pessoas confundem a intenção da festa. Por ser uma comemoração, tem gente que acha que pode fazer tudo, como brincar com o chefe, provocar o companheiro que trabalha na mesma sala, “cantar” a moça bonita da empresa. Nada disso deve acontecer. Fique atento: o seu chefe e seus colegas podem estar de olho no seu comportamento”, reforça Lourdes de Paula Gomes, psicóloga e diretora da Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo (FACIS). Saiba exatamente o que fazer e o que não fazer nas festas de confraternizações da empresa!

Ao ser escolhida a data, uma das primeiras dúvidas que surge é: será que eu realmente preciso ir? “O ideal é que você compareça, já que é um momento especial para a empresa. É também uma forma de você ampliar o seu networking. Mas caso decida não ir, seja educado, mande um bilhete por alguém explicando o motivo da ausência e, se possível, mande um presente que agrade a todos, como uma caixa de bombons. Você estará sendo educado e mostrará que se preocupou em se desculpar com os companheiros de trabalho”, diz Lourdes de Paula Gomes.

Se você optou por comparecer. A primeira dica é vestir-se adequadamente, evite os decotes e roupas exageradas. Vista-se adequadamente. “Seja elegante. Vá com uma roupa diferente da que você usa no dia a dia, mas de forma comportada, algo que não mostre demais. Só use roupa de banho se o ambiente pedir. Mesmo assim, nada de fio dental ou de sunga pequena”, atenta.

 

Devo levar acompanhante na festa de confraternização da empresa?

É sempre importante perguntar se pode ou não levar algum familiar. “Geralmente os responsáveis pelo encontro já dizem se pode ou não levar seu companheiro (a) e filhos. Se não ficou claro, pergunte. Caso não tenha programação especifica, evite”. Se for permitido levar seu namorado (a) ou marido (esposa), não fique com carícias e beijos na frente das pessoas. #FicaDica

Comes e bebes nas confraternizações

Cuidado com a bebida. Não exagere na dose, saiba respeitar seu limite. Se sentiu que está passando do ponto, pare. “Tenho certeza que boa parte das pessoas conhece alguém que passou por algum vexame numa festa dessas. A pessoa vira o comentário da empresa e mostra que não tem controle”, fala a psicóloga. O mesmo vale para a comida. Nada de encher o prato de comida e comer até passar mal. Seja educado. “Não desperdice refeição. Além de ser deselegante, mostra que você desvaloriza o esforço das pessoas e que você não pensa no coletivo. Não esqueça das palavras mágicas: ‘por favor’ e ‘obrigado’ e jamais ignore o garçom ou a pessoa que o serve”, diz Lourdes de Paula.

Presente do Amigo Oculto

Essa é uma das partes mais difíceis do encontro de fim de ano. Quando no sorteio tiramos alguém que temos contato diário fica fácil, mas e se a pessoa sorteada for de outro setor? O que fazer? “O ideal é sempre optar por um presente que não seja tão pessoal, como peças íntimas, por exemplo. Esse é o pior erro que uma pessoa pode cometer. Por ser um ambiente corporativo, veja algo que a pessoa pode usar no seu cotidiano, que seja útil. Hoje em dia há opções de vale-presentes de livrarias e lojas de departamentos. Se optar por um livro ou disco, não esqueça de pedir o vale-troca, caso a pessoa não goste ou já tenha para que possa trocar posteriormente”, diz a psicóloga.

Chefe da empresa

E os chefes, como devo me comportar na sua frente e como eles devem se comportar? “O que as pessoas não devem perder de vista é que, mesmo numa festa, o seu chefe continua sendo seu chefe. Não abuse das brincadeiras, não seja muito íntimo, trate-o respeitosamente. Se você for chefe, se aproxime dos seus funcionários, converse, bata papo. Saiba um pouco mais sobre as pessoas que trabalham com você. Não fique só um pouco e depois vá embora, eles podem se sentir desprestigiados. Aproveite a festa junto com eles”. Outra dica super importante é ter “etiqueta digital”. Não abuse do celular. Isso vale para chefe e funcionário. Esqueça o mundo digital por alguns instantes. Curta as pessoas à sua volta.

TESTE: Você sabe manter a elegância em festas?

Leia Também
Descubra como conquistar seu próximo parceiro com a a...
4 Dicas para papais de primeira viagem
Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
Comente!


Mais Lidas