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Como evitar a ansiedade

Publicado por Ana Paula Ferreira em 15/01/2014 às 18h00

É comum sentir aquele friozinho na espinha diante de uma situação nova. Mas quando essas aflições começam a ganhar força e afetar nossa rotina — tirando nossa paz e saúde —, é hora de reunir esforços para dar cabo ao mal. Renata Yamasaki, psicóloga (SP), ensina como evitar a ansiedade

Texto: Redação Corpo a Corpo / Foto: Shutterstock / Adaptação Ana Paula Ferreira Oliveira

 

Veja dicas de como evitar a ansiedade./ Foto Shutterstock

 

1. Organize uma rotina diária

Como é comum sentirmos uma angústia grande no que diz respeito a datas, tenha sempre em mãos uma planilha de atividades para manter o controle de tudo.

2. Aprenda a dizer não

O dia tem apenas 24 horas! Por isso, não assuma compromissos que não vai dar conta. Trace planos pequenos e viva um dia de cada vez.

3. Evite remédios tranquilizantes

E o álcool também! Esses refúgios podem gerar ataques de pânico. Por isso, passe longe dessas furadas e mantenha o pensamento positivo.

4. Faça o que mais gosta

Nas horas livres, invista em atividades que dão prazer, como cursos, viagens e, por que não, mergulhar em um romance? Namorar também faz efeito.

5. Medite, medite...

A técnica proporciona total relaxamento e faz você sair um pouco de órbita. De quebra, sua criatividade é estimulada e toda a sobrecarga vai embora.

6. Não fique sozinha

A solidão, muitas vezes, causa melancolia. Estar com as amigas e com a família é uma boa opção para distrair os pensamentos.

7. Mude a rotina

Está indo para o trabalho e se sente aflita? Experimente caminhos alternativos para desviciar o cérebro e exercitar a criatividade, tirando o foco dos problemas.

8. Aposte em dinâmicas

Falar é libertador! Compartilhe suas aflições com pessoas que sofrem do mesmo mal. Se preferir, vale até desabafar com amigas e terapeutas.

9. Faça atividades físicas

Além de ser divertido, caminhar, se alongar e se jogar na dança são exercícios que proporcionam a sensação de prazer e bem-estar. Os pensamentos negativos saem de cena, deixando espaço para o corpo trabalhar.

10. Alimentos-curinga

Consuma frutas cítricas, pois elas diminuem a secreção de cortisol, um hormônio que transmite a notícia de estresse pelo corpo. Carnes e peixes também são uma ótima pedida, já que são fontes de triptofano,que melhoram o sono, o humor e a ansiedade.

11. Ouça música

Santo remédio! A melodia é capaz de despertar emoções e acalmar. Experimente ouvir seu hit preferido e se deixe levar pela batida contagiante.


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