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6 hábitos estressantes que você tem e não sabe

Publicado por Evelyn Cristine em 03/03/2015 às 12h00

Rodrigo Fonseca, fundador da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie) conta para gente 6 hábitos estressantes que você tem e não sabe. Confira!

Texto Evelyn Cristine | Foto Reprodução

6 hábitos estressantes que você tem e não sabe

O estresse é tratado, hoje, como um aspecto quase natural da vida, um efeito colateral esperado nos ambientes das grandes cidades. Mas será que a culpa por todo esse estresse é realmente da sociedade ou será que ela está dentro de nós mesmos?

Será que para combater o estresse é preciso se aposentar e mudar para o campo ou será possível reduzi-lo simplesmente alterando um pouco nosso cotidiano e nossos hábitos? Quer saber como mudar esse panorama? Então conheça agora 6 hábitos estressantes que você tem e talvez ainda nem saiba!

6 hábitos estressantes que você tem e não sabe

1. Comparar-se com os outros

É da própria natureza humana fazer comparações com as pessoas mais próximas. É por isso que muita gente rica e bem-sucedida é infeliz: por viver em um mundo de pessoas ainda mais ricas e bem-sucedidas do que elas.

Para não cair nesse ciclo vicioso, experimente comparar-se a si mesmo: como você está em relação ao ano passado, por exemplo. Você está estudando mais, malhando mais, viajando mais, alimentando-se melhor? Lembre-se que seu próprio progresso é o melhor motivador que você pode ter!

2. Ter um estilo de vida ruim

Se você está sempre esperando o início do ano para começar a adotar hábitos saudáveis, acredite, só vai ficar pior. Sedentarismo, fumo, dieta desequilibrada, má postura, poucas horas de sono, tudo isso só contribui para um dia seguinte mais estressante. Coloque imediatamente em prática seu projeto de vida que sempre sonhou e perceba como um novo horizonte se apresentará à sua frente, junto com um novo estilo de vida.

3. Pensar nos bons tempos do passado

Você já parou para pensar que não pode mudar e nem voltar para o passado? Pois é, porém, você tem pleno poder sobre seu presente e futuro. Amargar-se sobre escolhas ruins e cultivar arrependimentos só o deixa mais pessimista.

Aquilo sobre o que não se tem controle é assustador, também podendo ser simplesmente inútil. Em vez de olhar para trás, experimente pensar no que pode fazer hoje. E não fique só no pensamento, pratique e comece pelas coisas mais simples, como por exemplo, diminuir de 5 para 2 cafés por dia. ;)

4. Tolerar pessoas que não seus amigos

Amigos de verdade são amigos para o que der e vier. Mas a realidade é que todos cultivamos algum relacionamento que só nos desgasta e nunca dá nada em troca. Ou vai falar que é mentira? Evite esse desgaste dessnecessário, concentrando-se em passar mais tempo com as pessoas que fazem de você uma pessoa melhor. Selecione seus amigos e pessoas ao seu redor, pois são eles que contagiam o seu humor e comportamentos. #Ficadica

5. Não combater a desonestidade

É horrível testemunhar algum ato de desonestidade e simplesmente deixar passar, não é mesmo? E cultivar a desonestidade também é ruim, especialmente por dois motivos: primeiramente, você se estressa porque tem que lembrar da mentira para manter a versão ou tomar cuidados para não ser pego; e em segundo lugar, porque você perde a confiança nos outros. E pode acreditar: as pessoas mais desconfiadas normalmente são as mais desonestas e, também, bem estressadas.

Comunique sempre a verdade, pois ela sempre exige muito menos esforço e conflitos internos.

6. Abraçar a negatividade

Se existe uma coisa que estressa bastante são as companhias negativas. O pior é que o que mais existe por aí é exatamente gente que reclama do trabalho, do salário, do chefe, da esposa, dos amigos, do trânsito, dos vizinhos, da cidade e da vida em geral, e não tomam nenhuma atitude para mudar. Mas não basta se livrar desse tipo de gente, porque quem mais se estressa com essa negatividade são elas mesmas. E isso também vale para você.

Experimente se concentrar no que você efetivamente pode fazer para mudar o que o deixa insatisfeito, abrindo menos a boca para reclamar do que simplesmente não tem remédio, e sentindo muita gratidão por tantas coisas maravilhosas existem na sua vida. Um exemplo? Em vez de reclamar do trânsito, tente sair mais cedo — ou mais tarde —. E agradeça sempre por ter seu carro para te conduzir onde quer. Pare de reclamar. Agradeça, tome novas atitudes e mude!

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