Revistas:




Saiba mais sobre a menstruação pós parto

Publicado por Evelyn Cristine em 21/11/2014 às 14h00

A Dra. Erica Mantelli, ginecologista e obstetra pós–graduada em Sexologia pela Universidade de São Paulo (USP), nos deu várias dicas preciosas sobre a menstruação pós parto. Confira!

Texto Evelyn Cristine | Foto Reprodução

Saiba mais sobre a menstruação pós parto

Um dos primeiros sintomas da gravidez é a alteração da menstruação, geralmente, quando a mulher nota esse atraso, ela procura um médico ginecologista imediatamente ou submete ao teste de gravidez. Afinal, o ciclo menstrual consiste no desenvolvimento e do espessamento da parede interna do útero – o endométrio.

Segundo a Dra. Erica Mantelli, ginecologista e obstetra, com a gravidez a menstruação é interrompida. “Durante os noves meses de gestação não ocorre à menstruação isso porque a parede do útero não descama, caso contrário, aconteceria um abortamento. Vale ressaltar que qualquer sangramento na gravidez é importante comunicar o médico”.

Após o nascimento do bebê a mulher irá notar um sangramento que pode durar até 40 dias, mas não é menstruação. “Esse sangramento ocorre porque o corpo está eliminando o material que revestia o útero durante a gestação”, explica a ginecologista.

Depois desse processo, a mulher ainda permanece sem ovular durante meses, ou seja, ela ainda não irá menstruar. “A menstruação retorna quando o aleitamento deixar de ser exclusivo e o bebê se alimentar com fórmulas ou alimentos sólidos”, comenta a médica.

Se a mulher não quiser uma gravidez surpresa ela pode iniciar o uso do anticoncepcional. “O período mais seguro para a mulher não engravidar é no máximo dois meses após o parto. Depois desse período é recomendado que ela inicie algum método contraceptivo”, esclarece a ginecologista. Um dos métodos utilizados para evitar uma gestação na sequência é a pílula anticoncepcional. “A mulher deve se consultar com o seu médico para que ele indique uma pílula para pós-parto a base de progesterona. Apesar de essas pílulas conterem doses baixas de hormônios elas protegem a mulher de uma gravidez indesejada”, recomenda a Dra. Erica.

Quando devo procurar um ginecologista?

Caso note alterações no sangramento pós parto. Como por exemplo:

- Sangramento intenso;
- Apresentar coágulos;
- Cheiro ruim;
- Ou sentir febre e calafrios.

TESTE: Você cuida bem da sua fertilidade?

Leia Também
Para você, quem é a mamãe do ano: Deborah Secco x Sophie Charlotte?
Importância da amamentação para a mãe e para o bebê
5 dicas para prevenir estrias na gestação
Comente!


Mais Lidas