Revistas:




Saiba como é a recuperação do parto cesárea

Publicado por Carina Malfa em 02/10/2014 às 16h00

Entenda melhor o parto cesárea e saiba como é a recuperação para as mamães de primeira viagem

Texto Carina Malfa | Foto Reprodução

 

Saiba como é a recuperação do parto cesárea

Antes de completar o último mês de gestação muitas mulheres começam a ficar preocupadas com a chegada do parto, se vai ser normal ou cesariana. Por isso conversamos com a Ginecologista e Obstetra, Erica Mantelli, para que as mamães de primeira viagem possam entender melhor o parto cesárea e saber tudo sobre a recuperação

 

Muitas mulheres desejam ter parto normal, no entanto, algumas condições maternas e/ou fetais podem impedir que isso aconteça. Nesses casos, os médicos recomendam realizar a cesariana para garantir a saúde da mãe e do bebê. A cesariana é uma cirurgia de grande porte que necessita de cuidados pós-operatórios. “A intensidade e a duração das dores podem depender do organismo de cada mulher, mas, é comprovado que o pós-operatório da cesariana a mulher tende a ter mais dor que pós-parto normal”, afirma a doutora.

Existe uma grande diferença na recuperação da cesariana do parto natural. “Na cesariana é feito um corte no abdome, acima do osso púbico. Há pontos internos e externos e maior acúmulo de gases, o que pode gerar dor no pós- operatório, com duração de 3 a 10 dias", explica a ginecologista.No parto normal, a mulher pode sentir uma dor na região períneo, mas esse incômodo é aliviado em alguns dias.“Há mulheres que são mais sensíveis e podem permanecer com a dor por algumas semanas. Depois de dois meses você não deve mais sentir dor nenhuma”, diz a Dra. Erica.

Recuperação pós-parto

No caso da cesariana a recuperação da mulher é pouco mais complicada. “A paciente deve permanecer de seis a 12 horas em repouso sem fazer esforço após o parto. É necessário ficar, no mínimo, 48 horas internada antes de receber alta, mas dependendo da recuperação da mulher esse período pode estender até 72 horas ou mais”, ressalta a ginecologista. Os desconfortos gerados no parto devem ser amenizados em algumas semanas podendo chegar até em meses. “Para ajudar a mulher a se recuperar da cesariana o ginecologista pode indicar analgésicos e anti-inflamatórios”, disse ela.
Na primeira semana recomenda-se repouso relativo. “Não é preciso ficar só na cama, mas evitar esforço, subir e descer escadas repetidas vezes, abaixar e pegar peso. Dirigir somente após 20 a 30 dias depois do parto”, recomenda a doutora.

TESTE: VOCÊ CUIDA BEM DA SUA FERTILIDADE?

 

Leia Também
Para você, quem é a mamãe do ano: Deborah Secco x Sophie Charlotte?
Importância da amamentação para a mãe e para o bebê
5 dicas para prevenir estrias na gestação
Comente!


Mais Lidas