Revistas:




Dicas para fazer o bebê dormir melhor

Publicado por Evelyn Cristine em 13/05/2014 às 16h30

Seu filho está com dificuldade para dormir? Saiba que os erros podem ser dos pais! Confira algumas dicas para fazer o bebê dormir melhor

Texto Evelyn Cristine | Foto Reprodução

 

Dicas para fazer o bebê dormir melhor

 

O seu filho está acordando uma, duas, três, quatro vezes durante a noite? Calma! Nós temos a solução. Confira algumas dicas para fazer o bebê dormir melhor durante a noite.

 

Nos primeiros meses de vida é normal isso acontecer, pois as crianças não têm maturidade neurológica para diferenciar o dia da noite. E somente por volta do quarto ou quinto mês que o organismo do bebê começa a produzir a melatonina, hormônio regulador do sono.

Mesmo assim, é fundamental e importante que os pais criem uma rotina e ensine para o bebê como dormir corretamente desde a saída da maternidade.

Falta de rotina
Um dos principais erros que os pais cometem em relação ao sono dos filhos é não ter horário para fazer as coisas. O ideal é criar um ritual de descanso e obedecer alguns elementos característicos da hora de ir dormir. Como por exemplo, colocar o pijama, deixar pouca luz no quarto e no caso de crianças maiores determinar horário para o fim de alguns programas. Para isso, amamente pela última vez no quarto, com a luz apagada e se preferir, deixe um abajur ligado. Tente colocar o bebê no berço semi-acordado e, depois, conte uma história ou cante uma música calma.

Ambiente agitado
Um ambiente quando é bastante agitado, atrapalha o sono da criança. Quando estiver se aproximando o horário de ir para a cama, evite brincadeiras que exigem que as crianças se excitem demais. TV, celulares e outros, devem ser desligados.

Madrugada
Quando o bebê acordar de madrugada, não leve-o para a cama do casal. Vá até ele, e não acenda a luz do quarto. Converse, faça um carinho, se for o caso dê a chupeta e espere que ele se acalme. Nunca fique embalando a criança. Os pediatras afirmam que isso pode criar um hábito que será difícil de ser mantido. Imagina ter que ninar o bebê toda vez que ele acordar no meio da noite?! Além disso, quando o bebê pega no sono no colo dos pais, ele pode pode estranhar quando acordar sozinho depois.

Sono da tarde
Até as crianças completarem 1 ano de idade, o sono é dividido entre a noite e o dia. O importante é deixar a criança dormir o quanto tiver vontade. Durante o dia, não é preciso escurecer o ambiente, assim ela vai aprender a diferenciar o dia da noite. Porém, o soninho do dia não deve ser próximo ao horário de dormir.

Dica: Para deixar o bebê ainda mais tranquilo, o ideal é deixar um objeto com ele. Por exemplo, um paninho ou brinquedo de tecido macio e antialérgico e repetir o processo diariamente. Isso transmite a segurança ao bebê.

TESTE: Qual é o seu estilo de mãe?

Leia Também
Para você, quem é a mamãe do ano: Deborah Secco x Sophie Charlotte?
Importância da amamentação para a mãe e para o bebê
5 dicas para prevenir estrias na gestação
Comente!


Mais Lidas