Revistas:




Conheça os principais benefícios da amamentação

Publicado por Carina Malfa em 01/08/2014 às 14h00

Dia 1° de Agosto é o Dia Mundial da Amamentação. Confira os principais benefícios dessa prática!

Texto Carina Malfa | Foto Reprodução

 

Conheça os principais benefícios da amamentação

 

Para lembrar o Dia Mundial da Amamentação, comemorado hoje, dia 1º de agosto, listamos alguns dos principais benefícios dessa prática, com a ajuda da fonoaudióloga do Hospital e Maternidade Brasil, em Santo André, Renata Lacerda. Confira!

 

Além de ser essencial para a alimentação do bebê, a amamentação influência no desenvolvimento dos músculos faciais responsáveis pela fala, mastigação e respiração do bebê, pois exercita a respiração nasal e diminui a incidência futura de doenças respiratórias, de acordo com a fonoaudióloga. Entre os músculos trabalhados durante o aleitamento materno, especialmente até os seis primeiros meses de vida do recém-nascido, destacam-se os que fazem parte da boca, língua, lábios, bochecha e céu da boca, além da estrutura óssea crânio facial. "O fortalecimento dessa musculatura é uma resposta aos movimentos de sucção e deglutição realizados pelo bebê durante amamentação”, explica Renata.

A má formação dos órgãos da fala pode resultar em uma musculatura facial mais flácida, mordida aberta, problemas ortodônticos e fala tardia. Esses sintomas são percebidos entre dois e três anos de idade e são reversíveis com tratamento fonoaudiológico.

Caso haja algum problema durante a amamentação, é necessário o uso de mamadeiras e copinhos. No entanto, esses objetos não são benéficos para a formação dos músculos faciais do bebê.  “A mamadeira e o copinho facilitam os movimentos de sucção e deglutição realizados pelo bebê e, consequentemente, a musculatura não é trabalhada na mesma intensidade”, diz a doutora.

O leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê. Ele é rico em nutrientes variados, como proteínas, vitaminas, gorduras e água. O leite materno também contém anticorpos e glóbulos brancos, substâncias que garantem a imunização do organismo. Durante a amamentação, geralmente, o bebê faz 3 a 5 sucções por minuto o que corresponde a 1 a 3 ml de leite materno ingeridos por minutos.

TESTE: VOCÊ ESTÁ PRONTA PARA CASAR?

 

 

Leia Também
Para você, quem é a mamãe do ano: Deborah Secco x Sophie Charlotte?
Importância da amamentação para a mãe e para o bebê
5 dicas para prevenir estrias na gestação
Comente!


Mais Lidas