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8 dicas de Yoga para mulheres grávidas

Publicado por Evelyn Cristine em 02/04/2015 às 16h00

Confira as 8 dicas de yoga para mulheres grávidas e prepare-se para ter um parto saudável e seguro!

Texto Evelyn Cristine | Foto Reprodução

8 dicas de Yoga para mulheres grávidas

Ser mãe significa tomar a responsabilidade de trazer outro ser ao mundo. Uma nova
jornada espera por você e seu filho. A gravidez é uma das experiências mais bonitas oferecida a uma mulher. No entanto, essa jornada de nove meses traz consigo uma enorme variedade de mudanças e variedade de emoções. Pensando nisso, a ONG Arte de Viver separou algumas dicas de yoga para mulheres grávidas. Confira!

8 dicas de Yoga para mulheres grávidas

1. As posturas de yoga podem ajudar a garantir um parto mais fácil. No primeiro 
trimestre, opte pelas posturas de yoga que são feitas em pé, uma vez que elas ajudam 
a fortalecer os músculos das pernas, a melhorar a circulação, a aumentar a energia e 
podem também ajudar a reduzir as cãibras nas pernas.

2. Notas dos especialistas em Yoga: Não pratique posturas de yoga que façam 
pressão no abdômen ou posturas difíceis, durante os estágios adiantados de gravidez. Não estique demais o abdômen; a ênfase nas posturas de torção deve ser nos ombros e na parte superior das costas e não na região do ventre. Evite fazer as posturas 
invertidas. Também não é aconselhável praticar as posturas de yoga da décima até a 
décima quarta semana de gravidez.

3. Relaxe com as técnicas de respiração. O segundo e o terceiro trimestre são próprios para relaxar e trazer energia a partir das técnicas de respiração como o pranayama Ujjayi (Respiração da Vitória), Nadi Shodhan (respiração das narinas alternadas) e Bhramri (respiração da abelha). Elas vão ajudá-la a lidar com suas mudanças emocionais e também a relaxar completamente a sua mente.

4. A chave é a felicidade. É importante para o bebê também! Yoga e meditação vão 
ajudá-lo a ficar relaxado e animado. Você pode meditar por si mesmo. Tire também um tempo livre para encontrar amigos, assista uma boa comédia e ouça músicas suaves e relaxantes.

5. Fixe uma rotina para refeições, exercícios e sono. Faça uma agenda diária para si 
mesma durante a gravidez, e separe um tempo para o yoga e para a meditação. Faça caminhadas pelas manhãs, seguidas de exercícios moderados ou nade um pouco na piscina. Exercício diário tem grandes benefícios ao fortalecer o corpo e a mente em vez de aventuras esporádicas. Na última metade da gravidez, pode não ser fácil sentar-se ou ficar de pé continuamente. Ouça o seu corpo e só faça aquilo que você pode fazer 
confortavelmente.

6. Sente-se com as costas retas e o queixo levantado. Conforme o bebê fica maior, seu peso é sentido cada vez mais nas costas e nas pernas. Para evitar dor nas costas, é uma boa ideia conservar sua espinha, cabeça e pescoço alinhados. Observe como você fica em pé, senta-se ou anda uma vez que cada postura faz uma diferença. Quando ficar em pé, distribua o peso do seu corpo igualmente pelos dois pés. Cheque se você tende a inclinar-se mais para um lado só. A prática regular das posturas de yoga pode ajudar a melhorar sua postura e o equilíbrio do corpo.

7. Coma saudavelmente. Muitas folhas verdes de salada, frutas e água evitarão a constipação e as cãibras. Prefira uma dieta vegetariana leve e fácil de digerir. Consuma muito iogurte e leite para manter os níveis de cálcio elevados. Mas antes de qualquer coisa, contate seu médico.

8. Ouça cantos sânscritos antigos (bhajans). As vibrações dos cantos tem um impacto 
profundo e positivo no crescimento do bebê. Isso porque os mantras ativam os centros 
de energia sutis no seu corpo, produzindo um efeito calmante, energético e purificador. É por isso que cantar com frequência é considerado como a yoga do som. A prática de yoga desenvolve o corpo e a mente, trazendo muitos benefícios à saúde, embora não seja um substituto para a medicina. É importante aprender a praticar as posturas de yoga sob a supervisão de um professor habilitado. Em caso de alguma restrição médica, pratique as posturas de yoga depois de consultar um médico e um professor.

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