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7 dicas para evitar o inchaço nas pernas

Publicado por Evelyn Cristine em 10/03/2015 às 18h00

Confira 7 dicas para evitar o inchaço nas pernas e melhore a circulação do sangue!

Texto Evelyn Cristine | Foto Reprodução

 

7 dicas para evitar o inchaço nas pernas

 

O inchaço corporal é uma queixa frequente entre toda mulher que está à espera de um bebê.  O sintoma costuma ocorrer já no primeiro trimestre de gravidez em decorrência das mudanças nos níveis de hormônios que passam a ser produzida em altas doses entre eles a progesterona o estrogênio.

Aliás, o estrogênio é o principal hormônio que causa mudanças no sistema circulatório. De acordo com Ary Elwing, angiologista e especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser, esse hormônio favorece a dilatação dos vasos como meio de preparar o corpo para receber maior volume sanguíneo circulante nas veias. Veja as dicas para evitar o inchaço nas pernas durante a gravidez!

Mexa-se!

Para ativar a circulação e evitar que o sangue que está nos membros inferiores (pés e pernas) sinta uma dificuldade para conseguir retornar ao coração, o especialista afirma que algumas pequenas mudanças no dia a dia ajudam a deixar a circulação com melhor funcionamento. “Mantenha o hábito de praticar exercícios físicos com intensidade leve a moderada, pois além de ajudar a controlar o peso, que é outro causador do inchaço, evita o surgimento de vasinhos e do edema”, indica Elwing.

Uma dica do especialista é a caminhada, pois ativa a circulação do corpo, especialmente dos membros inferiores, evitando o aparecimento de flebites e também de varizes. “A hidroginástica, a natação, a bicicleta ergométrica, ioga e pilates também são indicados para ativar a circulação. Mas, fique atenta! A musculação com excesso de carga não é indicado para quem está grávida”, alerta o especialista.

7 dicas para evitar o inchaço nas pernas

1. Evite consumir alimentos industrializados, pois são ricos em sódio e contribuem para a retenção de líquidos;

2. Beba, no mínimo, dois litros de água diariamente, pois ajudam a acelerar o funcionamento dos rins e, com isso, diminuem o inchaço;

3. Evite permanecer por longos períodos na mesma posição. Procure fazer pequenos intervalos para mexer os membros inferiores. E também não mantenha as pernas cruzadas por muito tempo;

4. Durma na posição lateral e coloque um travesseiro entre as pernas, pois ajuda na circulação do sangue;

5. Não use roupas ou sapatos apertados, pois dificultam o retorno venoso e podem causar os edemas e, inclusive, varizes;

6. Evite o uso de salto alto na gravidez porque atrapalha o bombeamento do sangue das pernas para o coração e isso acarreta em inchaço nas pernas;

7. Na hora de dormir, deixe os pés elevados para melhorar o retorno venoso e diminuir o edema.

 

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