Revistas:




Como cuidar dos dentes do bebê

Publicado por Evelyn Cristine em 01/07/2014 às 17h30

O odontologista Anderson Bernal, dá algumas dicas (preciosas) de como cuidar dos dentes do bebê. Confira!

Texto Evelyn Cristine | Foto Divulgação

Como cuidar dos dentes do bebê

A higiene bucal para crianças é um assunto que gera muitos questionamentos e deve ser tratada com responsabilidade. O dentista Dr. Anderson Bernal, especialista em estética dental, explica que o acompanhamento bucal desde a infância contribui para uma dentição saudável e esteticamente bonita no futuro e ensina como cuidar dos dentes do bebê. Saiba mais!

“A aparência da criança é tão importante para os pais agora quanto será para ela no futuro. Nem todo mundo tem naturalmente dentes brilhantes e um sorriso perfeito, por isso a importância de acompanhamento frequente.” diz Bernal.

Quanto maior o interesse e afinidade com a escova, melhor, garante o dentista. Lembrando que a principal causa de cáries em bebês e crianças pequenas é conhecida como a “cárie da mamadeira”. Isso ocorre porque a maioria das mães permite que suas crianças durmam enquanto mamam, inclusive no peito, uma vez que o leite materno também possui açúcar. A exposição aos açúcares e ácidos que se acumulam ao redor dos dentes pode causar a indesejada cárie. Segundo o Dr. Anderson Bernal, existem cuidados específicos para cada fase de desenvolvimento da criança. Confira!

Antes dos 2 anos:
Use uma gaze ou uma fralda úmida nas gengivas, mesmo antes de aparecerem os primeiros dentes e quando eles começarem a aparecer escove-os com o movimento vai e vem sem usar pasta dental.

Dos 2 aos 7 anos:
Os pais são os grandes responsáveis por monitorar a escovação de seus filhos. Fique atento, pois é nessa fase que nascem os primeiros molares permanentes. Use pouca pasta dental, o equivalente a um grão de ervilha.

Dos 7 aos 12 anos:
A escovação deve ser feita pelas próprias crianças com os dentes cerrados em movimentos circulares do lado de fora e repetir o mesmo movimento do lado de dentro. Para evitar que os "inimigos da boca" ataquem, além de escovar regular e adequadamente os dentes, visite o dentista com freqüência.

TESTE: Você tem auto-controle na hora de comer doces?

Leia Também
7 motivos importantes para você não deixar de amamentar
Dicas de presentes para o Dia das Crianças
Momento Educação: Letramento e Alfabetização, História e Geografia,
Comente!


Mais Lidas