Revistas:




Câncer de mama: veja como fazer o autoexame

Publicado por Giovanna de Souza Kiill em 29/04/2013 às 12h00

Faça o autoexame e previna-se contra o câncer de mama!

 

Revista Corpo a Corpo, edição 279 / Texto: Ivonete Lucirio / Ilustração: Claudia Cicala /Foto: Danilo Borges / Adaptação: Giovanna Kiill 

 

câncer de mama

O câncer de mama é a segunda maior causa de morte no Brasil, e é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano, segundo Instituto Nacional de Câncer do Ministério da Saúde (INCA/MS) 
Foto: Danilo Borges

 

O autoexame não detecta nódulos com menos de um centímetro de diâmetro, tamanho a partir do qual o tratamento fica mais complicado. Mas, mesmo assim, vale a pena realizá-lo, garantem os médicos. A melhor forma é em frente ao espelho, uma vez por mês, após o período menstrual. Quem usa prótese pode realizar o exame exatamente da mesma forma. Confira o passo a passo!

 

passo 1

Passo 1

 

 

1. Em frente ao espelho, erga os dois braços e observe se aparecem abaulamentos ou retrações na mama

 

 

 

 

 

 

 

passo 2

Passo 2 

 

 

2. Coloque as mãos na cintura e tente juntar os cotovelos na frente para contrair a musculatura peitoral. Nessa posição, busque abaulamento ou retrações.

 

 

 

 

 

 

 

passo 3

Passo 3

 

 

3. Erga um dos braços e, com a mão oposta, dedilhe a mama: pode ser de cima para baixo, para o centro no sentido do mamilo e em espiral. Não é preciso espremer o mamilo no final. A secreção provocada pelo câncer sai espontaneamente.

 

 

 

 

 

 

 

Teste: Você cuida bem da sua saúde?

 

 

Leia Também
Transar durante a menstruação: Tem problema?
Descubra o que faz um homem broxar
Saiba como identificar as doenças ginecológicas mai...
Comente!


Mais Lidas