5 dicas para quem vai fazer mamografia
No mês de conscientização do câncer de mama, veja quais são os cuidados que você precisa ter para fazer a mamografia
Texto: Diego Benine, Revista VivaSaúde Edição 124/ Foto: Reprodução/ Adaptação: Letícia Maciel

Oito em cada dez nódulos detectados nas mamas não têm relação com câncer de mama. Não se assuste se for convocada para repetir o exame. Foto: Reprodução
1. Se possível, opte pela mamografia digital ou pela tomossíntese mamária. Esses exames são mais rápidos do que a modalidade convencional e permitem melhor visualização de toda a mama, o que ajuda no diagnóstico.
2. Na hora de escolher a clínica, verifique se ela dispõe de um radiologista especializado em imagem de mama para orientar a realização do exame. Além disso, dê preferência por instituições que investem em novas tecnologias.
Saiba mais sobre câncer de mama
3. Preste mais atenção nas reações do seu corpo durante todo o ciclo menstrual. Essa providência permitirá não agendar a mamografia nos dias em que as mamas estão mais sensíveis e doloridas.
4. Durante o procedimento, siga a orientação do profissional à risca e evite movimentos bruscos que possam comprometer o resultado final. Procure relaxar para que a melhor imagem possível seja gerada.
5. Oito em cada dez nódulos detectados nas mamas não têm relação com câncer. Assim, não se assuste se for convocada para uma repetição do exame.