Revistas:




Como escolher o xampu para cada tipo de cabelo

Publicado por Ana Carolina Gabriel em 20/04/2015 às 14h00

Xampu e condicionador são essenciais para a beleza e saúde do cabelo. Por isso, engana-se quem pensa que tanto faz o tipo de produto que é aplicado nos fios! Veja dicas de como escolher o xampu para cada tipo de cabelo


Texto Revista 7 Dias - Edição 600 | Adaptação web Redação Oficina da Moda

 

Como escolher o xampu para cada tipo de cabelo

Lavar os cabelos é uma atividade tão corriqueira que, às vezes, nem prestamos atenção no que estamos fazendo. No que diz respeito à escolha do xampu e condicionador, então, muita gente tem o hábito de
comprar o mesmo produto para a família toda usar. Isso pode prejudicar a saúde dos fios! Assim como os cremes para a pele, os itens capilares são desenvolvidos para atender as especificidades de cada tipo. Afinal, a função da lavagem não é apenas limpar, mas oferecer os nutrientes necessários ao cabelo. Veja dicas de como escolher o xampu ideal para cada tipo de cabelo:


Veja, a seguir, qual é o xampu e
o condicionador ideais para você.


→ Xampu para cabelos secos

Costuma ser mais volumoso e
não tem muito movimento. Outro
problema é a falta de brilho. Este tipo de fio é mais quebradiço por causa do ressecamento. Portanto, a prioridade é a hidratação. Não dispense o condicionador e aplique máscaras de ação instantânea, como ampolas, duas vezes por semana. Produtos com manteiga de karité, silicones e óleos também são indicados.


→ Xampu para cabelos oleosos

Não apresenta muito volume e tem uma aparência pesada por conta da quantidade excessiva de glândulas sebáceas, que produzem oleosidade. Quem abusa de banhos quentes ou passa muito a mão nas madeixas acaba ficando com as mechas ainda mais oleosas. “Utilize xampus para controle de oleosidade (que são mais eficientes na limpeza) somente no couro cabeludo. Ativos à base de extratos de cereais, como proteína de trigo, são os maiores aliados desse tipo de fio. Evite aplicar condicionadores e cremes próximo à raiz”, indica a terapeuta capilar Sheila Bellotti (RJ). Passe longe de água quente e use o secador na temperatura média. Tenha um xampu antirresíduos, mas só alique-o quinzenalmente, para não ressecar.



Xampu para cabelos danificados


Se você é adepta de tintura, química e procedimentos que agridem os fios, prefira produtos específicos para recuperação, com vitamina E, acidificantes e extratos de frutas. Eles mantêm a coloração por mais tempo, além de dar aquela hidratada extra.


 

Leia Também
5 dicas para fortalecer os cabelos
Cuidados com cabelos cacheados no calor
4 dicas para manter o couro cabeludo saudável e evita...
Comente!


Mais Lidas