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Viagem com amigos: dicas de alimentação para ter energia

Publicado por Ana Carolina Gabriel em 12/02/2015 às 11h00

Já estão de malas prontas? Então, selecionamos algumas dicas de alimentação para dar energia de sobra para vocês curtirem cada momento da viagem. Anote aí!


Texto Redação | Foto Reprodução


Aproveite a viagem com os amigos! Veja as dicas

 

 


Aproveitar a viagem com os amigos exige alguns cuidados. A combinação de ritmo intenso das festas, calor, grande consumo de bebidas alcoólicas e ingestão de alimentos calóricos pode prejudicar a saúde. A nutricionista Paula Simões Garcia, do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), dá dicas de alimentação para curtir as baladas com mais disposição e longe dos efeitos da famosa ressaca. Anote aí: 


Dica para evitar ressaca


→ Café da manhã:
A primeira refeição do dia deve ser reforçada, rica em fibras e vitaminas. Por isso, pão e cereal integral, leite, iogurte, suco, ovos mexidos, vitamina e frutas são os alimentos recomendados. 



→ Almoço e Jantar: Frituras e alimentos gordurosos devem ser evitados porque apresentam digestibilidade mais lenta, provocando cansaço e atrapalhando os momentos de festa. Carnes magras como frango, peixe, além de saladas e legumes cozidos tornam a refeição mais leve e nutritiva. O ideal é incrementar o cardápio com carboidratos, dando preferência aos integrais, que além de fornecerem energia ao organismo, são fontes de fibras e vitaminas. Arroz ou macarrão integral, aveia, quinoa, amaranto, granola, batata e mandioquinha são algumas das opções. 


→ Durante a folia: Ficar mais de 4 horas sem comer pode causar desequilíbrios no organismo, diminuindo a energia. Para não descuidar da alimentação durante a festa, recomenda-se levar lanches como barras de cereal e frutas que auxiliam na desintoxicação alimentar, fornecendo os nutrientes adequados para reforçar o sistema imunológico –exemplo da maçã, morango, pera e abacaxi. 



A nutricionista alerta para o cuidado que se deve ter com alimentos vendidos na praia ou fora de casa, já que higiene e temperaturas inadequadas podem resultar em intoxicação alimentar. “Leve de casa, frutas, frutas secas, lanches armazenados em bolsa térmica se for o caso ou barras de cereais. Alimentos que não necessitam de refrigeração”, explica. 


→ Antirressaca: O álcool deve ser consumido com moderação. “Faça uma refeição leve antes de ingerir bebidas alcoólicas e intercale seu consumo com água, água de coco e sucos de frutas cítricas naturais. Essa atitude ajudará a evitar os malefícios causados pela bebida e a desidratação do organismo”, recomenda Paula. A quantidade ideal é a ingestão de pelo menos 2 litros de líquido por dia.

 

 

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