Revistas:




Como acabar com a ressaca

Publicado por Ana Carolina Gabriel em 13/05/2014 às 16h00

Bebeu demais e quer saber como acabar com a ressaca ? Então, veja as dicas!


Texto Redação | Foto Reprodução

Como acabar com a ressaca


Saiu com as amigas e bebeu muito? Então, vem ver as dicas de como acabar com a ressaca e fique pronta para o próximo happy hour! Conversamos com Maria Fernanda Pio, nutricionista esportiva, que listou os alimentos que acabam de vez com a dor de cabeça. Anote aí:

- Tome suco de laranja: A vitamina C e a frutose - açúcar natural das frutas - , auxiliam o fígado na quebra do álcool, mantendo o sangue livre de resquícios etílicos.

- Bebidas esportivas:  O álcool é diurético e leva à desidratação, provocando não apenas o mau hálito, como também dor de cabeça. As bebidas isotônicas possuem água e minerais fundamentais para o organismo se recompor.

- Alho: O acetaldeído danifica os radicais livres e provoca no corpo um efeito parecido com envenenamento, o que explica a náusea que vem com a ressaca. O alho contém substâncias que regularizam a digestão, aumentam o peristaltismo intestinal e reduzem os gases.

- Gengibre: Batido com suco ou na forma de chá, combate os efeitos típicos da ressaca, como a sensação de leseira. Esta raiz também tem o poder de contra-atacar vômitos e náuseas.

- Hortelã: Esta planta age como um anestésico suave para a parede do estômago, impedindo a ocorrência daquelas dores abdominais após uma noite de excessos etílicos. O hortelã em infusão no chá é o mais indicado, mas também pode ser consumido na forma de balas.

- Bananas: Uma pesquisa publicada no Quarterly Journal of Studies on Alcohol mostrou que doses altas de vitamina B6 são capazes de reduzir os sintomas da ressaca. Uma banana possui metade da quantidade diária ideal desse nutriente, além de ser uma ótima fonte de potássio.

- Sementes de abóbora: Estudo publicado no periódico Human & Experimental Toxicology descobriu que o álcool tem ação constritora das artérias do cérebro e leva a déficit neurológico. 32 gramas de sementes de abóbora contêm 60% da quantidade diária de magnésio recomendada pelos nutricionistas, mineral que age na estabilização das membranas celulares e alivia a dor de cabeça.


- Pimenta de caiena: É conhecida pelo poder de ativar os centros de prazer no cérebro e excretar endorfinas, substâncias que aumentam a resistência à dor e aliviam a enxaqueca no dia seguinte.


- Canela: O álcool afeta a taxa de açúcar no sangue, por isso a sensação de cansaço. Pesquisa divulgada no periódico The American Journal of Clinical Nutrition mostrou que a canela modula os picos de glicose associados ao consumo de álcool. E também contribui para reduzir níveis de colesterol – presença certa nos petiscos que acompanham uma sessão etílica!

 

Nunca beba com estômago totalmente vazio! "O efeito do álcool no organismo está diretamente relacionado à quantidade de comida existente no estômago. Se o indivíduo bebe de estômago vazio, a absorção é muito maior. E o estrago também. O álcool irrita a mucosa estomacal e contribui para a formação de úlcera e gastrite. Em poucos minutos, causa azia, queimação e dor de cabeça", lembra a nutricionista.

 

 

Leia Também
Benefícios da água de coco para saúde
3 Dicas para controlar a ansiedade
12 dicas para prevenir o mau hálito
Comente!


Mais Lidas