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Benefícios das frutas à saúde

Publicado por Ana Carolina Gabriel em 17/02/2015 às 11h00

Te contamos quais frutas são essenciais para reduzir colesterol, fortalecer cabelo e unhas, além de oferecer efeito antioxidante! Confira!


Texto Redação | Fotos Divulgação


Você sabia que é possível saber quais são os benefícios das frutas de acordo com a sua cor? “A cor dos alimentos é como uma bússola para direcionar os ingredientes com boas doses de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais”, explica a coordenadora do curso de Nutrição da instituição, Ligia Lopes.


Outra vantagem que pode ser aproveitada é o poder de saciedade que uma dieta colorida pode oferecer, ajudando a controlar os excessos. “Variedade é a palavra chave, pois assim conseguimos uma maior oferta de nutrientes quando variamos ao máximo as cores e sabores”, finaliza Ligia.


Benefícios das frutas

A lista de cinco cores com variedades de frutas com suas funções e benefícios, por meio das cores, selecionada pela professora, pode ser conferida abaixo: 


→ Frutas brancas:  banana, atemoia, fruta do conde, melão


 

Contém flavonoides que ajudam a reduzir colesterol, diminuir a pressão arterial e combater os efeitos das infecções. Auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem coágulos na circulação.



→ Frutas vermelhas:  morango, amora, tomate, melancia, cereja



Os carotenóides atuam como pró-vitamina A e antioxidante. Benéfico para o coração, memória, previnem câncer, stress e fortalece os olhos e pele.  O licopeno presente no tomate ajuda a prevenção de câncer de próstata e mama.



→ Frutas laranjas e amarelas: melão amarelo, mamão, manga, pêssego



Contém carotenóides e bioflavonóides, ricos em vitamina C e importantes antioxidantes. Benéficos para a saúde do coração, visão e sistema imunológico. Contribuem para melhorar a retenção hídrica, reduzir a pressão arterial e a circulação em geral.


→ Frutas verdes:  kiwi, maçã verde, uva verde



Contém beta-caroteno, luteína, folato, vitaminas C e E, ferro, potássio e cálcio. Promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue, evitam fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue. Possuem ação cicatrizante e antibacteriana.

 

 

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