Revistas:




5 dúvidas comuns sobre dor de cabeça

Publicado por Evelyn Cristine em 30/04/2014 às 17h30

É sempre bom conhecer melhor o tipo de dor que cada indivíduo sente. Não é mesmo? Saiba quais são as 5 dúvidas comuns sobre dor de cabeça e encontre a solução para aliviar a dor.

Texto Revista 7 Dias - Edição 567 | Foto Reprodução | Adaptação Evelyn Cristine

5 dúvidas comuns sobre dor de cabeça

 

Que a dor de cabeça é uma dor insuportável, todo mundo já sabe. Mas, você sabia que dieta saudável e exercícios físicos podem render bons resultados? O neurologista Abouch Krymchantowski, do Rio de Janeiro, esclarece quais são as dúvidas mais comuns sobre dor de cabeça e nos dá a solução. Confira!

Qual a melhor maneira para se comportar durante uma crise de enxaqueca?
Quem tem enxaqueca deve estar sempre preparada as crises e ter as medicações sempre à mão. Quando a dor é intensa, o ideal é procurar um local fresco e escuro para encostar e não deitar, ao se deitar pode agravar a dor. Colocar gelo sobre as áreas dolorosas também é uma boa opção. Tome os medicamentos recomendado pelo seu médico, mas nunca mais de duas vezes por semana. Beba muita água, coma moderadamente e descanse.

Qual o momento certo de procurar um médico especialista em dor de cabeça? Como ele poderá me ajudar?
Quando a dor é frequente e atrapalha sua rotina, obrigando a usar analgésicos frequentemente (uma ou mais vezes por semana). O neurologista especialista em dor de cabeça ajuda o paciente em consultas iniciais de pelo menos uma hora, raramente ele pedirá exames complementares. As soluções para a dor são terapias não farmacológicas adequadas, como dietas, por exemplo.

É fato que o tratamento para enxaqueca engorda?
Não necessariamente. O trataento irá alterar a sua fome e assim, você passará ter maior apetite por carboidratos, como doces, pães e massas. Além disso, pacientes que melhoram da enxaqueca passam a se alimentar melhor e até a comer tipos de alimentos que não podiam comer antes por causa da dor decabeça. Logo, é fundamental que todos aqueles que estão em tratamento façam uma dieta rigorosa de restrição de calorias e principalmente de doces. Isso geralmente evitará o aumento de peso durante o tratamento.

Devo tratar a dor crônica com analgésicos?
Nunca. Este é o maior erro que se pode cometer! O uso frequente de analgésicos irá fazer com que sua dor de cabeça se torne diária. Foi revelado através de estudos que, basta usar analgésicos mais de duas vezes por semana, por mais de três meses seguidos, para que isto ocorra.

Criança pode sofrer de enxaqueca?
Sim. Ela deve sempre ser diferenciada de problemas sérios como tumores cerebrais e meningites, mas isto só pode e deve ser feito por um médico sério e criterioso. Estima-se que 4 a 8% das crianças tenham enxaqueca e, felizmente, as crises tendem a ser menos intensas e incapacitantes do que nos adultos. As crianças geralmente evoluem bem só com repouso e gelo na cabeça. Medicamentos devem ser evitados ao máximo. #FicaDica


TESTE: Você sabe aproveitar o sono?

Leia Também
Benefícios da água de coco para saúde
3 Dicas para controlar a ansiedade
12 dicas para prevenir o mau hálito
Comente!


Mais Lidas