Revistas:




Prevenção de dores na coluna motiva programas em academias

Publicado por Evelyn Cristine em 20/10/2015 às 17h46

Técnicas criadas para amenizar e evitar lesões na coluna são novidade em academias para prevenir dores na coluna. Saiba mais!

Por Evelyn Cristine

Prevenção de dores na coluna motiva programas em academias

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 8 em cada 10 pessoas terão algum problema na coluna durante a vida.

Só no Brasil, são 40 milhões de pessoas afetadas, de acordo com estudo divulgado recentemente pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Considerado o motivo mais comum para a procura dos consultórios médicos, tem entre as principais causas o estresse, exercícios praticados de maneira errada, má postura e sedentarismo. O crescimento do problema tem levado algumas academias a ampliarem o foco de atuação: além do  preparo físico, a prevenção.

No Rio de Janeiro, por exemplo, quatro academias acabam de lançar novidades voltadas para a prevenção do problema.

Os profissionais foram buscar treinamentos fora do país para ajudar o brasileiro a superar a dor. Um dos exemplos foi trazido com exclusividade pelo Espaço Stella Torreão, na Lagoa, zona sul carioca.

Criado por Lutz Kruger, na Alemanha, o método Five®, novo conceito para trabalhar o corpo, é indicado para o tratamento das dores na coluna e nas articulações.

No treinamento são usados cinco aparelhos criados para a técnica: Hip Mover, Chest Mover, Spagat Mover, Stone Mover e Back Mover. As sessões duram aproximadamente 30 minutos e são acompanhadas por fisioterapeutas treinados no método.

"O Five atua liberando as cadeias musculares, dando mais mobilidade às articulações", explica Stella Torreão, professora de Educação Física.

Já o Programa Prevenção, desenvolvido por educadores físicos da Cia Athletica, trabalha com exercícios específicos como parte da terapêutica médica a indivíduos com perfil de risco para doenças relacionadas ao sedentarismo e obesidade ou com patologias já instaladas.

Os treinos são formulados de maneira personalizada respeitando as indicações do médico e o histórico do aluno.

E a rede de academias Bodytech acaba de lançar o treinamento Postural. A modalidade tem como objetivo evitar e aliviar as dores na coluna. Higor Cavalcanti, líder da unidade Smart Fit Recreio 2, ressalta a importância de executar qualquer exercício com a postura adequada para evitar danos. "O ideal é se ater à postura correta durante os exercícios e dar atenção à musculatura de abdômen e lombar, pois ambas precisam estar contraídas e em equilíbrio para a execução correta de seu treino".

 

Leia Também
Prevenção de dores na coluna motiva programas em acad...
Roupas e acessórios legais para te inspirar ir à acad...
Gabriela Pucliesi ensina como deixar pernas e bumbum durinhos
Comente!


Mais Lidas