Revistas:




Mitos e verdades sobre as unhas

Publicado por Marília Alencar em 13/10/2014 às 16h00

Tirar a cutícula faz mal? Esmaltes escuros deixam as unhas amareladas? Tire agora mesmo as suas dúvidas e confira alguns mitos e verdades sobre as unhas

Texto Revista 7 dias/ Foto: Shutterstock/ Adaptação: Marília Alencar

 

Unhas
(Foto: Shutterstock) 

 

A dificuldade de marcar uma hora com a manicure denuncia: as brasileias amam fazer as unhas. E estar com elas sempre impecáveis não é tão fácil, até porque nem sempre é possível dar um jeitinho em casa. E nesse contexxto, há muitas dúvidas sobre como mantê-las bonitas, fortes e saudáveis. Separamos algumas dicas da Flávia Martelli, dermoconsultora da farmácia online Netfarma. Ela esclarece alguns mitos e verdades. Confira: 

Esmaltes escuros deixas as unhas escuras?

Ao contrário do que muita gente acredita, eles não escurecem nem fortalecem as garras. “O que as deixam amarelas são algumas substâncias, como os solventes, por exemplo, presentes em determinadas marcas. É preciso ficar de olho e fazer uso moderado destes produtos”, alerta a especialista. Uma alimentação equilibrada é o que contribui de forma efetiva para o fortalecimentos das unhas. Mas, vale lembrar que deficiências nutricionais e alguns medicamentos de uso contínuo também podem comprometer sua aparência. Nesse caso, procure um especialista.

Lixar as unhas ao invés de cortá-las faz com que elas fiquem mais fracas e quebradiças?

Sim. Prefira cortar para garantir o fortalecimento delas.

É possível contrair doenças como hepatite e micoses fazendo as unhas?

“Materiais mal esterilizados e usados em várias pessoas podem ser, sim, o caminho para uma contaminação. Se possível, tenha seu próprio kit”, sugere.

Unhas precisam de um tempo sem esmaltes e removedores para “respirar”?

“Nossas unhas são constituídas por células mortas, então, não há essa necessidade de respiração”. No entanto, o que pode ocorrer é o ressecamento por conta da esmaltação frequente e, principalmente, pelo uso de removedores de esmalte. “Utilize hidratantes específicos para mãos e unhas e removedores que não tenham acetona na composição. Assim, suas unhas não ficarão esbranquiçadas ou ressecadas”, explica Flávia.

Leia Também
Kit de manicure próprio ajuda a se manter longe de co...
Hits Speciallità lança 9 tons para a nova coleção ′Delícias de V...
Giovanna Antonelli se passa por manicure em salão de ...
Comente!


Mais Lidas