Revistas:




Sangramento ao escovar os dentes pode ser gengivite

Publicado por Evelyn Cristine em 17/07/2014 às 13h00

Quando o sangramento ao escovar os dentes se torna frequente, pode ser gengivite. Saiba mais!

Texto Evelyn Cristine | Foto Reprodução

Sangramento ao escovar os dentes pode ser gengivite

Segundo especialista em periodontia, sangramento ao escovar os dentes pode ser gengivite e para evitar o problema é preciso se prevenir, pois o sangramento pode gerar inflamações em algumas áreas ocasionando uma sensibilidade na gengiva e até a perda do dente. 

 

 

O que é gengivite?
É uma inflamação na gengiva, quando se realiza uma escovação ou até mesmo ao passar o fio dental acontece o sangramento é preciso se alertar, pois sua gengiva pode estar doente. Sim, doente! Este problema é cometido normalmente pela falta de higiene bucal, mas também por alterações hormonais como ocorre na gravidez. A má higienização faz com apareça uma placa ao redor dos dentes – uma película viscosa e incolor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva. Se a placa não for removida pela escovação e uso de fio dental diariamente, ela produz toxinas (ácidos) que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite.

Segundo Rogério Penna, dentista e especialista em periodontia e implantodontia da NOAC Odontologia (GO), é preciso tratar a doença no seu estágio inicial. “Algumas pessoas não dão muita importância quando acontece da gengiva sangrar ao escovar ou passar o fio dental. É preciso estar atento a todos os sinais que seu organismo remete, seja no sangramento ou até mesmo quando sem querer você esbarra a escova de dente na gengiva, podendo ocasionar uma ferida que logo se transforma em afta, se não houver melhora desta ferida é preciso consultar um dentista".

"Existe um tecido chamado de conjuntivo que segura os dentes no lugar, se a doença não afetar esse tecido ainda no estágio inicial, o paciente poderá eliminar a doença. Entretanto, caso não faça o tratamento, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes, podendo ocorrer na perda de dentes”, explica Rogério Penna.

Veja algumas dicas para se prevenir contra a gengivite:
 
Quais são os sintomas:
Gengiva vermelha, inchada e sensível a gelado ou quente, sangramento durante a escovação ou quando morde alguma fruta. Recuo ou retração da gengiva, causando aparência que um ou outro dente está mais longo que os outros. A gengivite pode formar bolsas entre os dentes e a gengiva, neste local podem acumular restos de alimentos e placa.

Como higienizar corretamente:
Escove os dentes e a gengiva, passe o fio dental antes e após a escovação, e complte a limpeza, usando um enxaguante bucal recomendado por um especialista. Alguns resíduos não saem somente com a escovação, é preciso manter uma boa higiene bucal para ficar livres de bactérias. Limpeza completa neste período é uma ótima solução para combater alguns problemas.

Qual alimentação correta:
Consuma alimentos ricos em vitaminas C como a laranja, acerola, goiana, melão, abacaxi entre outras, elas possuem importantes componentes na fortificação do sistema imunológico. A ausência de vitamina C no organismo pode desencadear vários problemas na saúde do corpo e principalmente da boca, inclusive causar a gengivite. Evite cigarros e bebida álcoolica. Eles diminuem a quantidade de sais minerais e vitaminas necessárias para uma boca sadia.

Dica: Mantenha por pelo menos de 6 em 6 meses uma visita ao seu dentista de confiança.

TESTE: Você está apta a auxiliar seu filho na higiene bucal?

Leia Também
Benefícios da água de coco para saúde
3 Dicas para controlar a ansiedade
12 dicas para prevenir o mau hálito
Comente!


Mais Lidas