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Mitos e verdades sobre parar de fumar

Publicado por Evelyn Cristine em 29/05/2014 às 13h00

O Dr. Rafael Munerato, cardiologista e diretor médico do Lavoisier Medicina Diagnóstica esclarece algumas dúvidas para quem deseja deixar o vício do tabagismo. Conheça quais são os mitos e verdades sobre parar de fumar!

Texto Evelyn Cristine | Foto Reprodução

 

Mitos e verdades sobre parar de fumar

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de cinco milhões de pessoas morrem todos os anos em decorrência de doenças ligadas ao tabagismo.

Como o Dia Mundial sem Tabaco, é comemorado no dia 31 de maio, vale lembrar a população que, caso o consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos não diminua, o número de mortes deverá aumentar para 10 milhões ano a ano até 2030. No Brasil, anualmente cerca de 200 mil mortes são decorrentes do consumo de cigarros.

O Dr. Rafael Munerato, cardiologista e diretor médico do Lavoisier Medicina Diagnóstica explica que: “todo fumante deve procurar um clínico geral, cardiologista e pneumologista para estabelecer uma estratégia para deixar de fumar. Pode também buscar grupos de apoio e terapia com psiquiatras e psicólogos, já que o tabagismo causa dependência tanto química quanto psíquica”.

Conheça alguns mitos e verdades sobre parar de fumar:

1. Se você já está doente, tirar o prazer de fumar não vai te fazer bem.
MITO. Quando a pessoa deixa o vício, recupera alguns anos de vida e ganha muito em qualidade de vida. Quando a pessoa já está doente, parar de fumar auxilia na recuperação.

2. Só não para de fumar quem não quer.
MITO. O tabagismo é considerado uma doença e causa uma dependência séria pelo uso da nicotina, que é uma droga altamente viciante.

3. O pulmão volta ao normal quando o vício acaba.
MITO. O pulmão não se regenera. Porém, as defesas do órgão não ficam mais inibidas e começam a agir no organismo. Quem para de fumar tem mais tosse do que os que ainda fumam porque o corpo quer limpar a “sujeira”.

4. Parar de fumar deixa a pessoa mais nervosa.
VERDADE. A nicotina aumenta o poder de concentração e, ao ser tragada, faz com que o cérebro libere serotonina. É isso que dá a sensação de prazer aos fumantes, porém ela é momentânea. Quem deseja parar de fumar precisa buscar outras formas de liberar a substância, como a prática de esportes, por exemplo.

5. Parar de fumar é um caminho a ser percorrido sozinho.
EM TERMOS. A decisão de parar de fumar deve ser tomada pelo fumante, porém é muito mais difícil parar sozinho. Com ajuda profissional e técnicas já testadas, é mais fácil acabar com o vício.

6. Cigarro é mais viciante que maconha.
VERDADE. Não existem comprovações, ambas são drogas que reagem de formas diferentes no organismo. No entanto, a venda do cigarro de tabaco é legalizada, portanto a droga é mais acessível.

7. Os cigarros com filtro light, de sabor e de cravo são menos prejudiciais.
MITO. Todas as diferentes linhas de cigarro são prejudiciais. Alguns cigarros têm menor concentração de nicotina e as pessoas acabam fumando em maior quantidade para suprir o vício.

8. Só se para de fumar quando o vício é substituído por outro.
MITO. A substituição é apenas uma das técnicas para parar de fumar. Os tabagistas podem trocar um vício ruim por um que faz bem como, por exemplo, a prática de exercícios.

9. As pessoas engordam quando param de fumar.
EM TERMOS. Nem todas as pessoas engordam quando param de fumar. O que acontece é que, com o fim do vício, os cinco sentidos ficam mais aguçados e os ex-fumantes sentem mais cheiros e sabores, deixando-os com desejo de comer mais.

10. Parar de fumar tem que ser de uma vez só.
EM TERMOS. É possível parar gradativamente. Adesivos, gomas de mascar e alguns princípios ativos agem como a nicotina e podem retirar a fissura por cigarro aos poucos.

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