Revistas:




Mitos e verdades sobre o metabolismo

Publicado por Letícia Maciel Fernandes em 09/04/2014 às 21h00

Muito se fala sobre metabolismo, especialmente quando o assunto é dieta. Porém nem tudo o que ouvimos tem fundamento científico. Veja o que é verdade ou mito sobre o metabolismo

Texto: Rita Trevisan/Foto: Shutterstock/ Adaptação: Letícia Maciel 

Comer menos não significa perda de peso. Entenda como o metabolismo funciona 
Foto: Shutterstock  

O metabolismo é determinado pela genética 

Verdade. “Isso explica por que nem todo mundo emagrece fazendo a mesma dieta”, explica a endocrinologista Sandra Villares, que também é professora da USP. Segundo a especialista, as informações que determinam o nosso gasto calórico estão gravadas no DNA.

Exercícios podem influenciá-lo 

Verdade. Eles aceleram o gasto energético e, por isso, ajudam a pessoa a perder peso. Além disso, o músculo gasta mais calorias que o tecido adiposo. Assim, quem é acostumado a praticar exercícios físicos e possui uma proporção menor de gordura no corpo apresenta um metabolismo mais rápido. 

Se eu comer menos vezes ao dia, vou emagrecer mais 

Mentira. Quando fazemos longos períodos de jejum, a resposta do organismo é a mais inteligente: poupar energia para não correr o risco de ficar sem “combustível” para as atividades vitais.

O sono tem relação com o metabolismo 

Verdade. Dormir mal ou pouco pode causar um impacto sobre a secreção hormonal que é feita durante a noite. “Vários trabalhos confirmam que uma alteração nesse mecanismo pode favorecer quadros de obesidade. Pessoas que dormem menos estão mais propensas a apresentar sobrepeso”, afirma Sandra.

Com o passar dos anos, ocorre uma diminuição natural no ritmo do metabolismo 

Verdade. O processo tem a ver com a velocidade da atividade das células — que cai gradualmente com o passar do tempo — e com a redução da massa muscular, característica das idades mais avançadas. É por isso que a maioria das pessoas tem mais facilidade de perder peso enquanto é jovem.

Mulheres normalmente têm a taxa metabólica menor que os homens

Verdade. Essa é uma condição genética das pessoas do sexo feminino, que possuem menos massa magra. 


Leia Também
Benefícios da água de coco para saúde
3 Dicas para controlar a ansiedade
12 dicas para prevenir o mau hálito
Comente!


Mais Lidas