Revistas:




Dicas para combater a prisão de ventre

Publicado por Letícia Maciel Fernandes em 07/02/2014 às 21h00

Confira as dicas de especialistas para espantar a preguiça do intestino e combater a prisão de ventre

Texto: Rita Trevisan, Revista VivaSaúde Edição 74/ Foto: Shutterstock/ Adaptação: Letícia Maciel 

Diminua o consumo de carnes  vermelhas, elas retardam o funcionamento intestinal 
Foto: Shutterstock   

Aumentar a ingestão de fibras: elas facilitam a formação do bolo fecal, aumentando a velocidade do trânsito intestinal e a frequência das evacuações. “Ainda amolecem as fezes, tornando mais fácil a sua eliminação”, explica a nutricionista Renata Padovani. A quantidade recomendada, num dia, é de 25 g para elas e 38 g para eles.

Diminuir o consumo de carnes vermelhas: como são alimentos de difícil digestão, elas retardam o funcionamento intestinal. Seu uso frequente está sendo cada vez mais relacionado com outras doenças do aparelho digestório, como o próprio câncer. “Se fizer questão de consumir todos os dias, o ideal é restringir a quantidade a 150 g”, indica Edmundo Anderi Júnior.

Fracionar as refeições: “Quando dividimos a alimentação diária em pelo menos cinco refeições, estamos facilitando a digestão e, consequentemente, o funcionamento do intestino. Ele forma aos poucos o bolo fecal e aos poucos o elimina”, explica a nutricionista Viviane Laudelino Vieira, do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza, ligado à Faculdade de Saúde Pública da USP.

Ter uma vida mais ativa: vale saltar do ônibus um ou dois pontos antes ou subir as escadas em vez de usar o elevador. “Qualquer exercício que movimenta as pernas e a barriga colabora para o aumento do tônus da musculatura abdominal. Essa musculatura sustenta as vísceras e, quanto mais forte, maior sua pressão sobre o intestino. O exercício também massageia o intestino, estimulando-o a funcionar”, esclarece o gastroenterologista.


 

 

Leia Também
Benefícios da água de coco para saúde
3 Dicas para controlar a ansiedade
12 dicas para prevenir o mau hálito
Comente!


Mais Lidas