Revistas:




Dia Mundial da Água: entenda a importância da hidratação para quem quer perder peso

Publicado por Carina Malfa em 22/03/2015 às 12h00

No Dia Mundial da Água, especialista fala sobre a importância da hidratação para quem quer perder peso, e dá dicas para quem quer consumir mais água no dia a dia. Confira!

Texto Carina Malfa | Foto Reprodução

 

Dia Mundial da Água: entenda a importância da hidratação para quem quer perder peso

 

A água é vital para o funcionamento do corpo e ajuda até a prevenir celulite e rugas. Além disso, ela também pode ser uma aliada vital para quem quer perder peso. É o que explica o nutrólogo, endocrinologista e especialista em fisiologia do exercício Mohamad Barakat. Segundo o especialista, a substância é muito importante durante o processo de emagrecimento. Aproveite que hoje, 22 e março, é o Dia Mundial da Água, confira o que o especialista tem a dizer sobre benefícios da água e dicas para consumir em grande quantidade no dia a dia.

“A água ajuda a eliminar toxinas, facilitando o processo de desintoxicação do organismo e auxiliando na aceleração do metabolismo, o que ajuda a perder peso e eliminar gorduras. Mais do que isso, é aliada do processo de digestão, melhorando inclusive a constipação, popularmente conhecida como prisão de ventre”, explica o médico.

Outro ponto importante é a sensação de saciedade, já que beber água entre as refeições diminui a fome, impedindo que a tentação de beliscar algum alimento na hora errada seja maior. “Mesmo que seja o líquido perfeito para o organismo, vale ressaltar que o ideal é evitar consumir água durante refeições. Isso ajuda a dilatar o estômago, aumentando a necessidade de comida nas próximas refeições”, ressalta Barakat.

Meta diária

 

Mesmo sendo tão importante para o organismo, muitas pessoas negligenciam a necessidade básica do corpo humano, ingerindo menos água do que o recomendado diariamente. Segundo o nutrólogo, isso se deve em parte ao estilo de vida moderno e acelerado, em que a pressa muitas vezes fica acima da saúde.
A falta do líquido no organismo pode causar sintomas como desidratação, fadiga, cansaço e problemas intestinais, nos rins e até de pressão sanguínea. Para evitá-los, o indicado é que cada adulto saudável tome diariamente cerca de 35 ml de água por quilo de peso. Na média, uma pessoa de 70 kg teria que ingerir 2,5 litros de água todos os dias.
“Essa necessidade varia conforme idade, sexo e estilo de vida, por isso é importante consultar-se com um especialista que possa elucidar o quanto de água cada indivíduo precisa”, comenta.

Dicas de ouro

Mesmo com esse número em mãos, muitas pessoas têm dificuldade em alcançar a meta. Para ajudar, Barakat tem dicas simples que fazem a diferença no dia a dia
- Tome um grande copo de água em cada ponto de transição do dia. Ao levantar, antes de sair de casa, ao chegar no trabalho, depois do almoço etc.
- Mantenha uma garrafa ou copo cheio de água todo o tempo na sua mesa de trabalho. Assim poderá beber aos poucos de hora em hora, ajudando a bater a meta.
- Tome um copo de água depois de cada ida ao banheiro. Transforme isso em uma rotina comum, como lavar as mãos, para reabastecer o organismo e manter a hidratação.
- Vale de tudo para alcançar o objetivo, até mesmo programar o despertador do celular para lembrar. Outra opção para quem não desgruda do celular é baixar aplicativos que funcionam como ’babás da hidratação’, indicando quando e quanto beber.
“Conforme a pessoa passa a incorporar a hidratação em seu cotidiano, os benefícios começam a aparecer. É fácil se acostumar com algo que faz tão bem para o corpo, principalmente quando traz uma sensação boa”, finaliza Barakat.

TESTE: VOCÊ CUIDA BEM DA SUA SAÚDE?

Leia Também
Benefícios da água de coco para saúde
3 Dicas para controlar a ansiedade
12 dicas para prevenir o mau hálito
Comente!


Mais Lidas