Revistas:




Cuidados com os olhos durante o verão

Publicado por Letícia Maciel Fernandes em 13/12/2013 às 21h00

Além da pele, os olhos também precisam de cuidados durante o verão. Veja algumas dicas da especialista para evitar doenças 

Texto: Letícia Maciel/ Foto: Shutterstock

Use óculos com proteção adequada e acessórios como o chapéu evitar ou retardar  os efeitos do sol

Foto: Shutterstock 

 

A temporada de altas temperaturas já começou, e com ela a preocupação com os efeitos do sol também. Mas a atenção deve estar apenas com a pele e o uso do protetor solar, os olhos também precisam de cuidados especiais, já que são submetidos a agressões por causa do aumento da incidência de raios ultravioletas, especialmente em país tropicais como o Brasil. Os riscos vão desde pequenas irritações até danos mais agressivos devido à exposição demasiada ao longo dos anos, como a degeneração macular.

De acordo com a oftalmologista Andrea Barbosa, diretora-médica da Clínica de Olhos São Francisco de Assis, os raios do sol têm efeitos cumulativos perigosos à visão. Em outras palavras, os danos ao cristalino (espécie de lente natural dos olhos) são proporcionais ao tempo e à intensidade da exposição, sendo que até os 18 anos esse acúmulo é maior.“É durante a infância e adolescência que os olhos ficam mais expostos à radiação. Na idade adulta, o cristalino e a córnea (parte transparente que protege os olhos) ainda conseguem oferecer um pouco mais de proteção, embora ela não seja total, explica a médica”. Os casos de conjuntivite viral aumentam em até 20% nessa época. A aglomeração de pessoas e o aumento da umidade do ar formam o cenário propício para a proliferação dos microorganismos causadores dessa inflamação nos olhos. A água contaminada e o hábito de compartilhar toalhas ou óculos de natação, por exemplo, favorecem a transmissão desse tipo de conjuntivite.

Para evitar essas doenças, a especialista dá algumas dicas:

  • Use óculos escuros com proteção específica contra raios UV. Os óculos com a proteção adequada ajudam a afastar ou retardar o surgimento de problemas oculares.

  • Sempre mantenha as mãos limpas. Evite coçar os olhos 

  • No verão, as altas temperaturas podem deixar o tempo seco, causando o ressecamento dos olhos, irritação que também pode ser causada pelo uso excessivo de ar condicionado. Usar colírios lubrificantes é uma boa opção para reduzir o problema.

  • Use bonés e chapéus durante o período em que estiver na praia ou na piscina. 

 

Leia Também
Benefícios da água de coco para saúde
3 Dicas para controlar a ansiedade
12 dicas para prevenir o mau hálito
Comente!


Mais Lidas