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Conheça alguns alimentos que ajudam contra os sintomas da TPM

Publicado por Carina Malfa em 06/03/2015 às 18h30

A TPM não é um período fácil para nenhuma mulher. E nada melhor do que amenizar a situação naturalmente, com alimentos que auxiliam contra os sintomas. Confira!

Texto Carina Malfa | Foto Reprodução

 

Conheça alguns alimentos e produtos que ajudam contra os sintomas da TPM

 

A rotina da mulher moderna exige praticidade e medidas que ajudem nas suas multitarefas com a falta de tempo. E a TPM não é um período fácil para nenhuma delas. Por isso, conversamos com a consultora nutricional da Vitaminas Sundown Naturals, Gabriela Forte, que sugere alimentos que devem ser incluídos na alimentação da mulher e que aliados aos exercícios físicos e hábitos saudáveis, podem contribuir para amenizar os sintomas da TPM. Confira!

 

De acordo com Gabriela, os principais sintomas relacionados à TPM envolvem fatores emocionais e alterações físicas como, por exemplo: Irritabilidade, instabilidade emocional, dor de cabeça, sonolência, compulsão por alimentos com alta concentração de açúcar (doces), cansaço, dificuldade de concentração e dores nos seios

-Alimentos com alto teor de cálcio: possuem a capacidade de aliviar as dores dessa fase, diminuindo a cólica por agir nas atividades que envolvem a contração muscular responsável por esse desconforto. Diminui também o inchaço causado pela retenção hídrica, desejos alimentares e as variações de humor.
Exemplo: iogurte, leguminosas, oleaginosas, sementes e folhas verdes escuras.

-Alimentos fonte de Vitamina B6: amenizam principalmente os sintomas relacionados às sensações de depressão que podem aparecer nessa fase, pois ajudam na produção de serotonina, tão conhecida como hormônio do bem estar.
Exemplo: banana, arroz integral, peixes, frango e oleaginosas.

-Alimentos fonte de Magnésio: auxiliam nos sintomas da cólica, dor de cabeça e principalmente no controle da compulsão por alimentos doces.
Exemplo: Semente de abóbora, frutas oleaginosas (nozes), semente de girassol, grãos integrais, feijão, abacate, cacau, salmão e vegetais verdes escuros. 

-Alimentos fonte de ácido graxo ômega 3: nutriente extremamente antioxidante, que auxilia a diminuir a sensação de dores no corpo, melhorando também as alterações de humor.
Exemplo: Sardinha, atum, salmão, semente de linhaça e algas.

 

 

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