Revistas:




Conheça algumas dicas sobre saúde bucal

Publicado por Carina Malfa em 28/05/2015 às 18h00

Nada melhor do que manter sua saúde bucal em dia, por isso conheça algumas dicas para caprichar na hora de cuidar da sua higiene!

Texto Carina Malfa | Foto Reprodução 

Conheça algumas dicas sobre saúde bucal

Nada melhor do que manter sua saúde bucal em dia, por isso conversamos com a Dra. Carolina Almeida para te ajudar a manter o sorriso sempre bonito e saudável. Conheça algumas dicas para caprichar na hora de cuidar da sua higiene!

Pare de fumar 
Tente parar de fumar, pois os fumantes têm três vezes mais chances de desenvolver doença periodontal. Além disso, a recuperação não é tão boa após o tratamento quanto os  não fumantes.  

Dê um tempo em refrigerante diet 
Mesmo sem açúcar, o refrigerante diet pode prejudicar os dentes brancos, principalmente os compostos à base de cola, já que possuem alto teor de ácido, que enfraquece o esmalte dentário.  

 

Tente desestressar
Ranger ou apertar os dentes (o que se intensifica se você está estressado) pode causar desgaste excessivo e até rachaduras e lascas dentárias. Se você tem alguns destes sintomas, o dentista pode lhe prescrever uma placa miorrelaxante,  que geralmente é feito à base de resina acrílica. Tente maneiras de se livrar do estresse, como fazer exercícios físicos e manter um tempo para o lazer. 

De olho no coração
Estudos mostram que pessoas com doença periodontal podem ter maiores riscos de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, possivelmente porque a infecção aumenta a inflamação por todo o corpo. Portanto, faça visitas periódicas ao dentista. E sorria! 

Caprichar na escovação noturna
Pois durante o sono a temperatura da boca aumenta, a produção da saliva diminui e as bactérias encontram um ambiente ótimo para se proliferarem. 

Bom hálito
Dietas com baixo consumo de carboidratos podem provocar mau hálito. Deve-se evitar, também, alimentos e bebidas ácidos (refrigerantes, cebola, mostarda) ou com conservantes, e jejum prolongado.

Beije na boca  
Quando você beija, as glândulas salivares que ficam embaixo da língua e nas bochechas aumentam o estímulo de salivação. A saliva — que contém água, proteínas e sais minerais — combate a formação de placa bacteriana. 

Pingue leite no café
As apaixonadas pelo expresso não precisam abandonar o hábito. Ao adicionar leite à xícara de café, você diminui a concentração das substâncias que mancham os dentes. O que viria com 100% de força, agora chega com 90, 80, 70%. Logo, quanto mais clarinho, melhor. Experimente esta proporção: um terço de leite para dois de café. 

Não escove os dentes logo depois da refeição
Escovar os dentes logo após as refeições, por mais higiênico que pareça, não é uma boa ideia, especialmente se você tiver consumido alimentos cítricos. É que o ácido corrói o esmalte dental e, se a escova e a pasta entram logo em ação, vão ajudar a destruir ainda mais essa proteção natural. “A escovação imediata prejudica principalmente quem tem raízes expostas ou sensibilidade, o ideal é esperar de 20 a 30 minutos para fazer a faxina", declara a Doutora.

Masque chiclete
Se você for apaixonada por gomas de mascar, prefira as sem açúcar. Assim, as bactérias da boca não são estimuladas. De certa forma, o chiclete ajuda a higienizar a cavidade bucal, porque estimula a salivação. Só fique atenta àqueles que prometem clarear o sorriso o resultado é praticamente nulo. 

Peça um canudinho
O suco de laranja não está no grupo de amigos do sorriso. “Ele tende a dissolver minerais na estrutura dos dentes, o que causaria impactos diretos na consistência do esmalte", diz Carolina. Esse e outros sucos cítricos, como de abacaxi e limão, desgastam o esmalte em mais de 80%. Como você não vai, nem deve, deixar de bebê-los, uma dica para aliviar a acidez é usar um canudinho para empurrar o líquido para a garganta.   

Tome chá-verde
Que ajuda a deixar seu sorriso mais saudável e bonito. Pesquisadores da Universidade de Kyushu, no Japão, mostraram que pessoas que o bebem com frequência apresentam menos doenças periodontais. A ação da catequina deve explicar o fenômeno, pois a substância tem efeito antioxidante. O lado B: pesquisas revelaram que a bebida escurece os dentes. A dica é beber com moderação. 

Faça bochechos
Minutos depois de beber refrigerante ou vinho, faça um bochecho com água. Isso vai ajudar a eliminar substâncias ácidas que escurecem os dentes. Meia hora depois, é claro, a escovação termina o serviço. 

TESTE: VOCÊ CUIDA BEM DA SUA SAÚDE?

 


Leia Também
Benefícios da água de coco para saúde
3 Dicas para controlar a ansiedade
12 dicas para prevenir o mau hálito
Comente!


Mais Lidas