Revistas:




Como se livrar da cólica

Publicado por Ana Paula Ferreira em 17/01/2014 às 18h00

É inevitável sofrer com esse incômodo todos os meses, certo? Errado! Descubra jeitos simples de se livrar da cólica de uma vez por todas

Texto: Revista 7 Dias / Foto Reprodução / Adaptação Ana Paula Ferreira

Veja dicas de como se livrar da cólica

 

1- Use bolsas de água quente. Esse velho truque do tempo das nossas avós não é só papo, não! “O calor estimula a irrigação de sangue, relaxa a musculatura e diminui o impacto das contrações”, explica a ginecologista Andréa Barroso. Para que ela faça efeito, é preciso colocá-la na região do abdômen ou da lombar. 

2- Faça exercícios. Atividades moderadas como caminhada, alongamento e ioga, ajudam a amenizar as dores, pois liberam endorfina e fazem o sangue circular melhor. De acordo com Andréa, se você fizer uma hora de caminhada pelo menos três vezes por semana já poderá sentir as diferenças.

3- Toda bebida quente pode aliviar as dores, porém, escolhendo as ervas corretas, o chá pode ser mais um aliado no combate às cólicas. “Os que são feitos com Angélica-chinesa ou canela são bastante eficientes”, explica a nutricionista Gisele Gomide (SP).

4- Ter uma alimentação balanceada é o segredo para a maioria das doenças. E neste caso, não é diferente. Alimentos com cálcio, como leite e vegetais escuros, magnésio, encontrado na banana, beterraba, couve e abobrinha, e gorduras “do bem”, como as do salmão, do atum e da castanha do Pará, são grandes aliados no combate às dores chatas da menstruação. “Esses nutrientes são relaxantes musculares naturais e, de quebra, ainda possuem poder anti-inflamatório”, explica Gisele Gomide. Em contrapartida, comidas ricas em gordura e cafeína só tendem a aumentar o incômodo. “Esses alimentos favorecem a produção de hormônios femininos, os grandes causadores das cólicas”, explica a ginecologista Andréa.

5- O melhor a se fazer nos momentos mais críticos é descansar. Deitar-se de bruços com a bolsa de água quente na região da lombar ou no abdômen ajuda bastante. “Remédios anti-inflamatórios e antiespasmódicos são indicados para dar fim à cólica”, afirma a Andréa. Massagens suaves na barriga e nos pés tendem a amenizar o problema. Elas aliviam a tensão muscular, melhoram a circulação sanguínea e, assim, diminuem a dor.


Leia Também
Benefícios da água de coco para saúde
3 Dicas para controlar a ansiedade
12 dicas para prevenir o mau hálito
Comente!


Mais Lidas