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Como melhorar o sono do casal

Publicado por Letícia Maciel Fernandes em 01/04/2014 às 21h00

Veja algumas dicas para melhorar o seu sono e do seu parceiro

Texto: Sílvia Dalpicollo/ Foto: Reprodução/ Adaptação: Letícia Maciel 

Enquanto os homens sofrem mais de apneia, as mulheres passam as noites em claro 
por causa da insônia 
Foto: Reprodução  

 

Aquelas recomendações que todos conhecem ainda são válidas, como não ingerir bebidas com cafeína e não fazer exercícios e refeições pesadas próximo ao horário de se deitar. Mas há também uma série de atitudes que podem (e devem!) ser feitas para garantir a recuperação para o dia seguinte:

Controle a luz: ter um ambiente mais escuro libera melatonina, hormônio que induz ao sono.

Abaixe o volume: ruídos só atrapalham; então, diminua o máximo possível qualquer barulho que esteja a sua volta.

Calma: crie um ambiente calmo e monótono, que vai lhe desacelerar e preparar o corpo para o sono. Aqui entram as recomendações anteriores sobre a luz e os ruídos.

Relaxe: para isso, um bom banho é mais que eficiente. Vale até lançar mão de óleos que contenham substâncias relaxantes como os feitos à base de camomila, lavanda, maracujá e erva-cidreira.

Atenda ao corpo: significa respeitar a sua janela de sono. Para saber qual é o horário da sua é só identificar quando aquela sensação de sonolência aparece e os olhos começam a pesar. Não adie esse momento, pois ele pode voltar somente muitas horas depois. Ou seja, quando sua janela de sono der as caras é hora de ir para a cama.

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