Revistas:




Como curar ressaca

Publicado por Evelyn Cristine em 19/02/2015 às 14h00

Carnaval é época de beber umas e outras – sem pensar muito em como o corpo vai reagir à bebedeira no dia seguinte, não é mesmo? Confira as dicas de como curar ressaca e alivie os sintomas de indisposição e mal estar!

Texto Revista 7 Dias - Edição 608 | Adaptação Evelyn Cristine | Foto Reprodução

Como curar ressaca

É um copinho aqui, outro ali e, quando você se deu conta, já estava largada no sofá com aquela dor de cabeça horrorosa – e uma sede descomunal! Trata-se da ressaca, que nada mais é que um conjunto de sinais provenientes da intoxicação por ingerir uma quantidade elevada de bebidas alcoólicas. Tal exagero faz com que o corpo fique desidratado e perca muito líquido e sais minerais, sobrecarregando, assim, vários órgãos no processo de assimilar e metabolizar o que foi consumido. Apesar de não doer, o fígado é o primeiro que sofre, afinal, é dele o trabalho de produzir enzimas para absorver o etanol. Confira as dicas para acabar com a ressaca.

Como curar ressaca

Como acabar com a ressaca?

• Beba uma xícara de café 4 horas após a bebedeira. Ele é um ótimo aliado contra a ressaca. #FicaDica

• Para Cintya Bassi, nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão (SP), "É preciso repor as energias com alimentos leves e de fácil absorção, para não sobrecarregar ainda mais o fígado e o estômago. O melhor mesmo é investir em frutas e pães”.

• Hidratação deve ser reforçada. “Recomenda-se o consumo de muita água e até mesmo de água de coco, já que ela auxilia na reposição de minerais”, complementa.

• Alimentos com propriedades depurativas como couve, repolho, melancia, beterraba e abacaxi, também ajudam a desintoxicar o fígado e limpar o intestino.

Como evitar a ressaca?

• Antes de beber, coma alimentos que protejam o fígado. Invista no suco de beterraba, nos peixes e no azeite de oliva.

• Intercale a bebida alcoólica e a água. Essa tática hidrata e elimina o álcool e as toxinas.

• Aposte nos docinhos. Para cada copo, coma um quadradinho de uma barra de chocolate, por exemplo. O ideal é manter a taxa de glicose alta.

 

TESTE: Você cuida bem da sua saúde?

Leia Também
Benefícios da água de coco para saúde
3 Dicas para controlar a ansiedade
12 dicas para prevenir o mau hálito
Comente!


Mais Lidas