Revistas:




Como aliviar a dor na coluna

Publicado por Kelly Miyazato em 07/02/2014 às 19h00

Tratamento combinado às técnicas de pilates e musculação ajudam a combater o desconforto. Veja como aliviar a dor na coluna!

Por Kelly Miyazato / Foto Divulgação

Tratamento: Como aliviar a dor na coluna

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% da população mundial sofre ou sofrerá algum episódio de dor nas costas na vida. Escoliose, dor lombar, lombalgia, lordose, estenose, dor ciática e hérnia de disco, são algumas das doenças relacionadas. Esta última, muito comum, atinge cerca de 5,4 milhões de brasileiros, de acordo com o IBGE, sendo a segunda causa de consultas médicas, perdendo apenas para o coração. Veja como aliviar a dor na coluna:

O Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC) oferece um método pioneiro no país para o tratamento de doenças da coluna, principalmente a hérnia de disco. De criação do fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC) e reconhecido como um dos maiores especialistas em tratamento de coluna no Brasil, a técnica recebeu o nome de Reconstrução Músculo-articular da Coluna Vertebral (RMA da Coluna Vertebral).

“O tratamento não é cirúrgico, dura em média 2 meses e é realizado de acordo com os sinais e sintomas do paciente. Inicialmente, o fisioterapeuta utilizava as técnicas (fisioterapia manual e estabilização vertebral) e os equipamentos (mesa de tração eletrônica, mesa de flexo-descompressão e um biofeedback muscular) em todos os pacientes. Atualmente, os critérios de utilização das técnicas e dos equipamentos são baseados em evidências científicas”, explica Helder Montenegro - fisioterapeuta, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC) e do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC).

O modelo adotado foi o da subclassificação da dor lombar e cervical pesquisado inicialmente na Universidade de Pittsburg, nos EUA, por Anthony Delitto e depois por Tim Flynn e Julie Fritz. Os cientistas descobriram que para cada sintoma ou tipo de dor, existe uma técnica ou equipamento para se adequar melhor ao paciente. Montenegro adaptou o seu programa à pesquisa e, com isso os acertos e percentuais de sucesso do tratamento aumentaram significativamente. Aqui no Brasil, acrescentou as técnicas de pilates e musculação para dar seguimento e manutenção ao tratamento.

* Agradecimentos ao Helder Montenegro - fisioterapeuta, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC) e do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC) - www.itcvertebral.com.br. 

Leia Também
Benefícios da água de coco para saúde
3 Dicas para controlar a ansiedade
12 dicas para prevenir o mau hálito
Comente!


Mais Lidas