Revistas:




12 dicas para manter o sorriso bonito e saudável

Publicado por Kelly Miyazato em 21/01/2014 às 19h00

Confira 12 dicas para manter o sorriso bonito e saudável. Saiba quais são os cuidados essenciais para preservar a higiene bucal no dia-a-dia

Por Kelly Miyazato / Foto Danilo Borges

12 dicas para manter o sorriso bonito e saudável

A preocupação com a higiene bucal é o princípio fundamental para conquistar um sorriso saudável. Confira as dicas de Carolina Sousa –Especialista em Prótese e Odontologia Estética, para que você conquiste o sorriso que sempre sonhou:

Parar de fumar

Você sabia que os fumantes têm três vezes mais chances de desenvolver doença periodontal? Sem falar na dificuldade durante a recuperação, –comparado aos não fumantes –, após os tratamentos odontológicos.
Aproveite para colocar em prática os planos que estavam engavetados e deixe o vício para trás!

Refrigerante diet

Mesmo sem açúcar, o refrigerante diet pode prejudicar os dentes brancos, principalmente os compostos à base de cola, devido ao alto teor ácido, que enfraquece o esmalte dentário.

Desestressar

Ranger ou apertar os dentes (o que se intensifica à medida que fica estressado) pode causar desgaste excessivo e até rachaduras dentárias.
A prática de exercícios físicos e o tempo destinado para o lazer, são maneiras de mandar o estresse para bem longe.

Coração

Estudos mostram que pessoas com doença periodontal podem sofrer maiores riscos de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, possivelmente porque a infecção aumenta a inflamação por todo o corpo. Portanto, faça visitas periódicas ao dentista. E sorria!

Escovação noturna

Durante o sono a temperatura da boca aumenta, a produção da saliva diminui e as bactérias encontram um ambiente ótimo para se proliferarem. Então, o melhor a fazer é caprichar na escovação antes de dormir.

Bom hálito

Dietas com baixo consumo de carboidratos podem provocar mau hálito. Vale lembrar que jejum prolongado, alimentos e bebidas ácidas – refrigerantes, cebola, mostarda, ou com conservantes –, devem ser evitados.

Beijar na boca

Quando você beija, as glândulas salivares, que ficam embaixo da língua e nas bochechas, aumentam o estímulo de salivação. A saliva — contém água, proteínas e sais minerais — combate a formação de placa bacteriana.

Café com leite

As apaixonadas pelo expresso não precisam abandonar o hábito. Ao adicionar leite à xícara de café, você diminui a concentração das substâncias que mancham os dentes. Logo, quanto mais clarinho, melhor. Experimente a proporção: ⅓ de leite para ⅔ de café.

Não escove os dentes logo depois da refeição

Escovar os dentes logo após as refeições, por mais higiênico que pareça, não é uma boa ideia, especialmente se você tiver consumido alimentos cítricos. O ácido corrói o esmalte dental e, se a escova e a pasta entram logo em ação, ajudam a destruir com mais intensidade a proteção natural. A escovação imediata prejudica principalmente quem tem raízes expostas ou sensibilidade. Espere pelo menos 30 minutos para iniciar o processo.

Mascar chiclete

Se você for apaixonada por gomas de mascar, prefira as sem açúcar. Assim, as bactérias da boca não são estimuladas. De certa forma, o chiclete ajuda a higienizar a cavidade bucal, porque estimula a salivação. Só fique atenta àqueles que prometem clarear o sorriso, o resultado é praticamente nulo.

Canudinho

O suco de laranja não está no grupo de amigos do sorriso. “Ele tende a dissolver minerais na estrutura dos dentes, o que causaria impactos diretos na consistência do esmalte. Esse e outros sucos cítricos, como de abacaxi e limão, desgastam o esmalte em mais de 80%. Como você não vai — nem deve — deixar de bebê-los, uma dica para aliviar a acidez é usar um canudinho para empurrar o líquido para a garganta” reforça a especialista.

Chá verde

Tomar chá verde ajuda a deixar seu sorriso mais saudável e bonito. Pesquisadores da Universidade de Kyushu, no Japão, mostraram que pessoas que o bebem com frequência apresentam menos doenças periodontais. A ação da catequina deve explicar o fenômeno, pois a substância tem efeito antioxidante. O lado B: pesquisas revelaram que a bebida escurece os dentes. Portanto, a dica é beber com moderação.

Bochechos

Minutos depois de beber refrigerante ou vinho, faça um bochecho com água. Isso vai ajudar a eliminar substâncias ácidas que escurecem seu cartão de visita. Após 30 minutos, a escovação dará o toque final necessário para reconquistar o belo sorriso.

 

* Agradecimentos à Carolina Sousa – Especialista em Prótese e Odontologia Estética (www.supremeodontocare.com.br).

 

 

Leia Também
Benefícios da água de coco para saúde
3 Dicas para controlar a ansiedade
12 dicas para prevenir o mau hálito
Comente!


Mais Lidas