Revistas:




Como prevenir olheiras

Publicado por Evelyn Cristine em 11/02/2015 às 09h30

As olheiras da participante Amanda do Big Brother Brasil foram alvo de muitas críticas nas redes sociais. Mas, você sabia que as olheiras podem ser de casos genéticos?! Conheça alguns truques de como tratar e prevenir as olheiras!

Texto Evelyn Cristine | Foto Reprodução

Como prevenir olheiras

As olheiras são resultado da ação da melanina, pigmento que dá cor à pele. Em alguns casos, existe a tendência genética, porém em outros, as olheiras são resultado da dilatação dos vasos da área dos olhos, levando mais sangue à região e reforçando a pigmentação.

O que causa olheiras?

Noites mal dormidas, fadiga, fumo, estresse, alergias e rinites são algumas causas do problema. No entanto, as manchas podem ser comuns durante o período pré-menstrual e na gestação, devido à deficiência de ferro.

Como prevenir as olheiras?

Angélica Pimenta, dermatologista e tricologista dá algumas dicas de como prevenir as olheiras. Confira!

Existem alguns truques caseiros muito eficientes para olheiras. Um dos mais conhecidos é a compressa com saquinhos de chá de camomila. Isso porque o chá de camomila tem ação calmante e anti-inflamatória.

Além disso, a compressa fria possui efeito de vasoconstrição (contrai os vasos sanguíneos). Por isso, ao realizar essa compressa, é necessário fazer o chá mais concentrado e, antes de aplicar nos olhos, deixar o chá e os saquinhos dentro do freezer por alguns minutos.

Vale ressaltar que o que cobre os olhos são os saquinhos, que devem repousar nos olhos por aproximadamente 10 minutos. A posição da pessoa é importante, já que a mesma deve estar deitada e com a cabeça levantada, para que os vasos voltem ao tamanho normal, reduzindo o inchaço e amenizando a coloração escura.

Caso não tenha o chá de camomila, também é recomendável compressas com o chá verde. Algumas pessoas optam pelas compressas de mamão com leite, onde se bate meio mamão papaia com 100 ml de leite (desnatado para peles oleosas e integral para peles secas). Basta aplicar a mistura sobre os olhos, deixar 10 minutos e lavar em seguida.

Como o leite possui ácido lático, substância que hidrata, renova e clareia a pele, e o mamão possui papaína, enzima que promove renovação da pele, muitas pessoas conseguem um efeito satisfatório com essa receitinha. Umedecer pedaços de algodão com água boricada ou soro fisiológico e colocar no congelador também é ótimo! Quando estiverem bem gelados, aplique na região dos olhos.

O pepino também não pode ser esquecido! A clássica cena de filme é verídica. Porém, o pepino possui um efeito mais fraco, não tem grandes concentrações de calmantes e vasoconstritores. Mas, colabora sim, levando à melhora momentânea das olheiras. O mesmo efeito é obtido com rodelas de batatas.

Água fria também é uma solução! Isso porque a água gelada promove uma vasoconstrição dos vasos, amenizando as olheiras. Vale apostar durante a higienização diária do rosto, que exige uma boa hidratação, já que a área dos olhos é mais sensível, e necessita de maior atenção. Diminuir o sal e beber bastante água também é fundamental para diminuir as olheiras. #Ficadica!

Olheiras da Amanda do Big Brother Brasil 15

Como prevenir olheiras
Foto Reprodução Globo 

Dentro da casa do Big Brother Brasil 15, o que mais tem repercutido na internet são as olheiras da integrante Amanda. E a mãe da sister, Regina Célia Batista resolveu se pronunciar sobre o assunto: "Umas têm estrias, outras têm manchas e outras, celulites. Ela tem olheiras". Dona Regina ainda comentou que as olheiras são um traço familiar.

TESTE: Você sabe manter sua pele jovem?

Leia Também
Botox instantâneo funciona? Saiba mais sobre esse tratamento
Descubra se você tem olheira
10 dicas para quem quer fazer uma tatuagem
Comente!


Mais Lidas