Revistas:




Base para cada tipo e cor de pele

Publicado por Camila Oliveira em 25/10/2011 às 18h00

A base correta ajuda esconder manchas e imperfeições deixando o rosto pronto para receber a maquiagem perfeita. Veja um guia exclusivo com dicas do maquiador Fernando Torquatto para você escolher o tom de base certo para sua cor e tipo de pele

 

Texto revista 7 Dias com você - edição nº 438 / Foto divulgação / Adaptado por Camila Oliveira

 

Aprenda a escolher o tom certo de base para você e como aplicar na pele!

Foto: Divulgação



A base é um dos primeiros itens da maquiagem para se conseguir o resultado perfeito na produção final. Além de esconder as imperfeições da pele, como espinhas, acnes, cravos, manchas ou cicatrizes, se aplicada da forma correta pode ser a melhor amiga da mulher para maquiagens de festa, balada ou até mesmo usada no dia a dia.

Para acabar com as dúvidas de qual tom de base é o ideal para sua pele, a revista Corpo a Corpo n° 269 trouxe um guia para que você descobrir a que melhor se adequa à sua cor. Veja as dicas e arrase no make.

 


Pele branca

 

A pele clara é a mais fácil de encontrar base. Existe uma gama de tons de bege. A mulher que possui essa pele pode começar pelos beges-claros, e ir eliminando aos poucos. No mercado, é possível encontrar diferentes texturas.

Entre elas, estão: a base líquida, cremosa, compacta ou em bastão, em pó, duo base (meio base e meio pó) e ultrafluida (praticamente transparente e garantindo um efeito luminoso natural). O resultado é o mesmo para todas. O que difere uma da outra é a preferência de cada pessoa em manuseá-las.

 


Pele morena

 

Os maquiadores dizem que é simples encontrar o tom de base ideal para essas mulheres de pele morena. Basta encontrar a textura certa para o seu tipo de pele.

As morenas têm uma forte tendência para a pele mista, ou seja, oleosa na zona T (testa, nariz e queixo) e seca nas extremidades. A base ultrafluida junto com o pó pode ser uma saída. É necessário tomar cuidado para não criar o efeito pele ressecada.

 


Pele negra

 

O dilema para quem tem a pele negra é conseguir uma base para uniformizá-la sem interferir no brilho natural. Para não ter dor de cabeça no momento da compra, a dica é fugir das bases e corretivos que marcam a pele e optar pelas fórmulas leves, que são as mais indicadas.

Para obter um resultado personalizado, o maquiador Fernando Torquatto recomenda adicionar duas ou três tonalidades diferentes, colocando um pingo de cada no mesmo frasco, e depois misturar na pele com o pincel.

 


Dica de como usar base para todos os tipos de pele

 

A regra básica para todos os tipos de pele é não reaplicar a base durante o dia, e sim retocar com o pó. Os pontos de luz no make dão um ar mais natural e bonito. “Primeiro espalhe a base mais clara na testa, no nariz e no queixo (zona T). Depois, termine de uniformizar nas extremidades com a base no seu tom”, explica Junior Mendes, make-up artist, e completa Torquatto “No caso da pele negra, é imprescindível criar esses pontos de luz que contrastem com os pontos escuros. Eles realçam os traços”.

 


Como testar a base ideal

 

Escolha dois tons de base que você acredita que sejam os mais próximos da sua pele e faça uma fina faixa abaixo das maçãs do rosto. Veja qual dos tons se aproxima mais à sua cor. Na dúvida, opte pelo mais claro, pois, ao secar, o líquido da base costuma escurecer.

 

Leia Também
Dicas para passar batom escuro
Como fazer olhos metalizados com boca magenta
LUMI lança aplicador 360º para valorizar os cílios da...
Comente!


Mais Lidas