Pesquisar:


O que é bom para osteoporose


Muitos acreditam que para prevenir ou tratar a osteoporose é necessário que se aumente o consumo do cálcio, mas apenas aumentar a ingestão deste mineral não garante a absorção deste pelos ossos, para que esta absorção seja realizada é necessário que o organismo possua índices adequados de magnésio e vitamina D.
O magnésio possui múltiplas funções no metabolismo ósseo, auxiliando principalmente na densidade do osso e na absorção do cálcio. É o mineral que converte a vitamina D de sua forma inativa para ativa que aumenta a absorção do cálcio, também estimula a produção da calcitonina um dos hormônios que preserva a estrutura óssea e captura o cálcio excedente da circulação sanguínea ou dos tecidos moles e os fixa nos ossos. E também controla a ação de outro hormônio, o paratormônio, reduzindo assim a reabsorção óssea.
O nutrólogo Maximo Assineli chama atenção para o consumo excessivo de cálcio, “Altos níveis de cálcio no organismo não significa uma alta absorção pelos ossos, se não processado, o mineral poderá se acumular em tecidos moles e juntas, o que poderá causar artrites e danos nos rins. Por isso deve-se equilibrar a quantidade de cálcio com o consumo ideal do magnésio”, afirma. Maximo ainda aponta que o excesso de cálcio no organismo pode causar enrijecimento dos vasos sanguíneos do coração o que poderá contribuir em casos de enfarte.
Uma pesquisa realizada na Finlândia mostrar que o consumo mundial de cálcio é muito superior ao de magnésio, e que esta diferença pode explicar o aumento de casos de enfarte e osteoporoses. Os resultados mostraram que os finlandeses consomes quatro porções de cálcio para um de magnésio, e que nos Estados Unidos este índice sobe para 5 por 1. Assineli chama a atenção para este desequilíbrio, “O ideal que é haja um consumo equilibrado, deveríamos consumir duas partes de cálcio para um de magnésio, assim conseguiríamos absorver todo o cálcio e não teríamos acúmulos em outros tecidos. Somente desta maneira combateríamos a osteoporose sem prejudicar o organismo”.
Doutor Maximo Asinelli (CRM-Pr 13037)
Médico Nutrólogo

Site:
http://www.clinicaasinelli.com
Blog: http://maximoasinelli.wordpress.com
Blog: http://www.bemparana.com.br/maximosaude
Clipping: http://www.clippingmaximoasinelli.blogspot.com
Email: maximoasinelli@terra.com.br
Fone: 41 3015-6001
Endereço: Rua Professor Brandão, 50, Alto da XV, Curitiba/PR.
 
 

Visualizações: 7897

Adicionado em: 28-04- 2010


Temas relacionados: necessário . organismo . índices . adequados . magnésio . vitamina D . ossos . ossos fortes .


Envie para um amigo

Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Deixe seu comentário

Seu nome:

Seu email:

Comentário:




Leia os comentários (0)

publicidade

+ Últimas
Saiba qual é a escova correta para seu tipo de cabelo
Escolha a escova certa para escovar os cabelos
Maquiagem simples para noite
Aprenda a fazer uma maquiagem rápida e simples para sair à noite!
Maquiagem simples para noite
Aprenda a fazer uma maquiagem rápida e simples para sair à noite!
Cabelos - Qual cor combina com a sua pele
Veja qual o tom de cabelo ideal para você ficar no estilo deste inverno
Especialista ensina a fazer "flash light" nos cabelos
Sylvio Rezende ensina a técnica "flash light" que deixa os cabelos com o efeito de queimado de sol nas pontas, e com marmorização nos fios do cabelo.
Dicas de Maquiagem: Montando um kit básico de produtos
A maquiadora Simone Barcellos mostra os produtos que compõe um kit básico de maquiagem.
Dicas de Maquiagem: Como aplicar a base
Maquiadora ensina técnicas para escolher e aplicar a base para deixar a pele uniformizada e servir como ponto de partida para qualquer maquiagem
Pilates: você conhece todos os benefícios
Enxugar a barriga, aumentar a flexibilidade ou melhorar a postura.Saiba como a prática do Pilates pode ajudar no seu bem-estar.
| Oficina Respostas
+ Beleza


+ Moda


+ Dicas


Cadastre-se

Faça seu cadastro e receba nossas novidades

Nome:

Email:






publicidade