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Conheça 5 tipos de exercícios para definir as pernas

Publicado por Carina Malfa em 04/02/2015 às 19h00

Aproveite que o Carnaval está ai, e deixe seu corpo sarado para arrasar. Conheça 5 tipos de exercícios para definir e tornear as pernas!

Texto Kelly Miyazato - Adaptação Carina Malfa | Foto Christian Parente 

 Foto Christian Parente 

Aproveite que o Carnaval está ai, e deixe seu corpo sarado para arrasar. Nada melhor do que pode desfilar por aí com pernas lindas, lisas e torneadas, não é mesmo?

Consultamos Natalia Bruzone, professora de educação física da Smart Fit, para te ajudar nessa missão, para dar dicas sobre as modalidades ideais.

“Para deixar as pernas fortes e definidas os exercícios devem ser executados de acordo com a periodicidade sugerida pelo professor. Como por exemplo, realizar três séries sendo uma de 12/10/8, aumentando a carga a cada série. “Vale reforçar que a orientação é para quem já pratica atividade física. Essa série ajuda, inclusive, no combate à celulite. No caso do agachamento, é considerado um grande aliado para eliminar esses furinhos indesejados”, explica.

Conheça 5 tipos de exercícios para definir as pernas

Agachamento

Exercício que trabalha os músculos do quadríceps e glúteos. “O agachamento trabalha, em média, 90% da musculatura do glúteo. É um exercício completo para as pernas. A atividade pode ser feita de várias formas, entre elas, no aparelho ou com peso livre. O agachamento trabalha força e equilíbrio”, comenta.

Cadeira extensora

Atividade voltada para o quadríceps. “Durante o trabalho, é feita a extensão dos joelhos, por isso, é preciso ter cuidado para que essa região não fique em hiperextensão”, alerta.

Mesa flexora

Nesta atividade os músculos posteriores da coxa são os mais ativados. Natalia explica que a execução deve ser feira deitada na mesa, joelhos flexionados e aproximando o apoio dos pés ao glúteo. E o quadril deve permanecer parado durante todo o movimento.

Cadeira adutora

Trabalha os músculos adutores da coxa. Deve estar sentada no aparelho, inicialmente. É preciso manter as pernas afastadas fazendo força para aproximá-las de forma consecutiva.

Cadeira abdutora

Exercício que exige do músculo glúteo. Natalia orienta que sentada no aparelho, você deve deixar o troco apoiado no encosto e afastar as pernas empurrado o apoio para fora. “Sempre atento a postura corporal”, explica.


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