Revistas:




Exercícios em casa: emagreça fazendo faxina

Publicado por Camila Oliveira em 08/11/2011 às 15h11

30 minutos de faxina gasta até 200 calorias, subir e descer escadas da sua casa pode eliminar 500 calorias por hora e muito mais: emagreça fazendo atividades diárias e mudando sua alimentação com dicas dos profissionais!

 

Reportagem revista VivaSaúde / Edição para web: Camila Oliveira

 

Emagreça fazendo faxina!

Foto: reprodução

 

Praticar atividades e exercícios físicos é essencial para a saúde do corpo e da mente, mas, na maioria das vezes, as pessoas usam a falta de tempo como desculpa para escapar deles e deixar de emagrecer. Se você é adepta ao sedentarismo e não consegue pensar em qualquer prática esportiva que goste, não desanime, saiba que existe uma saída.


Muitos profissionais explicam que as atividades que fazemos durante o dia a dia em casa, também, são opções para queimar calorias. A revista VivaSaúde (Ed.100), trouxe uma série de sugestões. Agora, é só começar e você vai emagrecer rápido sem perceber.

 


Emagreça fazendo faxina


Encare as tarefas de casa como atividades físicas: 30 minutos de limpeza a fazem perder em média 120 kcal. É o que afirma o médico, Moisés Cohen, chefe do departamento de ortopedia e traumatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ligue o som e assuma a vassoura, passe pano no chão, lustre os móveis, lave e passe roupas.

 

 

Emagreça pulando corda


Compre uma corda e a deixe acessível. “Faça um alongamento de 4 minutos, de pequenos pulos para aquecer e corra sem sair do lugar por cerca de 2 minutos. Pegue a corda e pule por 30 segundos, dê uma pausa de mais 30 e repita o exercício até completar um total de 20 minutos. Não esqueça de fazer, novamente, alongamento depois da atividade”, recomenda Cohen.

 


Contraia a barriga para endurecer


Faça movimentos três vezes seguidos, mantendo a contração durante 20 segundos. Esse exercício ajuda a tonificar a musculatura da barriga e estimula o funcionamento do metabolismo. “Esse exercício realmente ajuda a fortalecer o músculo e pode ser feito em qualquer lugar”, explica Moisés Cohen.



Emagreça subindo as escadas


Esqueça o elevador e aproveite a escada do seu prédio ou da sua casa. Suba e desça os degraus por cerca de meia hora. Este exercício ajuda a emagrecer. “Ao subir e descer escadas, é possível perder em média de 500 calorias por hora”, afirma o médico, Paulo Zogaib, fisiologista do esporte do Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte (Cemafe).

 


Dieta


Grande parte do seu ânimo pode estar sendo usado pela sua digestão. O corpo precisa de muita energia para quebrar certos alimentos, como os gordurosos. “Para interromper esse ciclo, diminua o consumo de chocolates e frituras. Prefira os alimentos integrais, que são ricos em carboidratos e fibras, fazendo com que a energia gerada na digestão seja liberada aos poucos, por mais tempo, e lhe dê mais ânimo”, sugere a nutricionista Daniela Jobst (SP).

 

Frutas são ótimas opções, já que liberam açúcar de maneira equilibrada sem dar picos de energia seguidos de desânimo.

 

Leia Também
Café verde para emagrecer
Dicas para manter a forma no inverno
Dieta da Sopa! Aprenda como preparar
Comente!


Mais Lidas