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Dicas para manter a forma no inverno

Publicado por Evelyn Cristine em 18/07/2014 às 21h00

Veja algumas dicas (preciosas) para manter a forma no inverno!

Texto Evelyn Cristine | Foto Reprodução

Dicas para manter a forma no inverno

O inverno chegou e com ele vem aquela preguiça que acaba afastando as pessoas dos treinos. E esse hábito não é nada saudável para o corpo. Em tempo de frio, a ingestão calórica é maior, portanto o cuidado com o controle do peso se faz fundamental. Saulo Batista, coordenador técnico do Studio Funcional Fit dá algumas dicas para manter a forma no inverno. Confira!

“É importante manter os treinos durante o inverno, pois neste período nosso corpo é estimulado a produzir hormônios que aumentam a sensação de fome. Este é um mecanismo pré-histórico de autopreservação. Nos dias atuais o acesso ao alimento é farto e constante. No entanto, continuamos com este mecanismo de autopreservação, o que nos tendencia ao aumento de peso”, explica Saulo Batista.

Aquecimento é primordial
Preparar o corpo para o treino é importante em qualquer período do ano, mas na estação mais fria a atenção deve ser redobrada. Precisamos atingir uma determinada temperatura corporal para preparar músculos e articulações para realizar os exercícios e diminuir o risco de lesões. “Temos um líquido lubrificante entre as articulações chamado sinovial que é responsável por diminuir o atrito entre os ossos. Quando o corpo não está aquecido este não protege bem nossas articulações. Ao fazer o aquecimento de forma correta, o sinovial torna-se mais eficiente na prevenção de lesões e na preservação das estruturas envolvidas”, conta Batista.

Alimentação
Como vimos o consumo alimentar na época de temperaturas baixas é maior, sobretudo, com os alimentos com elevada densidade calórica. Sendo assim, moderação torna-se palavra de ordem. Nutricionista do Studio Funcional Fit e professora da UNIRIO, Alessandra Pereira, dá algumas dicas. “O chocolate deve ser consumido com moderação e de preferência amargo (com 70% de cacau). Evite também o uso de grande quantidade na preparação”. Muito consumido em função de sua oferta no mês de agosto, o morango – fonte de vitaminas e minerais – em várias oportunidades é preparado com creme de leite aumentando a densidade calórica. Segundo Alessandra, uma alternativa para driblar as calorias é substituir o creme de leite pelo iogurte desnatado. A atenção com caldos, cremes e sopas também se faz necessária. Os caldos de ervilha e vaca atolada são muito calóricos – ainda mais dependendo da forma de preparo e composição da preparação. “Cuidado com as quantidades, tipo e frequência de consumo destas preparações. Prefira caldos mais leves, como por exemplo, de peixe e frutos do mar e cebola”, indica Alessandra.

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