Revistas:




Descubra se o carboidrato pode ajudar na dieta

Publicado por Kelly Miyazato em 03/02/2014 às 19h00

A dúvida que não quer calar – Carboidrato pode ajudar na dieta? Descubra se o nutriente é vilão ou mocinho!

Por Kelly Miyazato / Foto Divulgação

Descubra se o carboidrato pode ajudar na dieta 

A busca pelo corpo ideal sempre foi uma preocupação que a sociedade impôs, principalmente para as mulheres. Como consequência, houve um aumento em relação a dietas de diferentes conceitos. Dieta da proteína, da lua, da sopa, detox e com restrição de carboidratos. Em relação a esta última, considerada um “vilão” por muitos, o carboidrato está relacionado à gordura. Por isso, muitas pessoas se submetem a uma dieta restritiva e sem ingestão deste nutriente. Descubra se o carboidrato pode ajudar na dieta. 

O carboidrato é uma das principais fontes energéticas para o corpo humano. Outra função é estrutural, ou seja, proporciona rigidez, consistência e elasticidade a algumas células. Uma das consequências de uma dieta pobre deste nutriente é que o efeito inicial de emagrecimento é diminuído ao longo do tempo. Além disso, há o sentimento de indisposição e fraqueza, devido à falta de energia.

Está claro e já é de conhecimento de todos que para emagrecer, o mais correto é seguir uma dieta equilibrada, com a ingestão de todos os nutrientes. No entanto, há pessoas que não se sentem bem em se alimentar com carboidratos à noite, por exemplo. “Cada um tem um metabolismo e apesar desta premissa ser um mito, o aconselhável é evitar o consumo deste nutriente cerca de quatro horas antes de dormir, já que a exigência de energia é menor porque o corpo desacelera durante o sono”, explica Cláudia Souza, farmacêutica da Rede de farmácias de manipulação Officilab.

* Agradecimentos à Cláudia Souza, farmacêutica da Rede de farmácias de manipulação Officilab (www.officilab.com.br).

 

Leia Também
10 passos para manter a forma no inverno
Yasmin Brunet revela o que faz para manter a forma
7 dicas preciosas para quem fugiu da dieta
Comente!


Mais Lidas