Revistas:




Confira 13 dicas para driblar as calorias das ceias de Final de Ano

Publicado por Carina Malfa em 25/12/2014 às 09h00

O fim do ano é a época em que as confraternizações são um pesadelo para quem está de regime. Confira 13 dicas para driblar as calorias das ceias de Final de Ano!

Texto Carina Malfa | Foto Reprodução

Confira 13 dicas para driblar as calorias das ceias de Final de Ano


O final de ano é a época em que as confraternizações são um pesadelo para quem está de regime, tentando perder ou manter o peso. Como os pratos tradicionais das ceias são importados de outras regiões do mundo, onde a comemoração ocorre no inverno, é normal que a alimentação seja, portanto, mais pesada e rica em calorias. Para quem deseja manter a forma mesmo diante de tanta comilança, o endocrinologista e nutrólogo Joffre Nogueira Filho, de São Paulo, dá 13 dicas para driblar as calorias das ceias de Final de Ano. Confira! 

Confira 13 dicas para driblar as calorias das ceias de Final de Ano

1-   Não “enfrente“ as ceias e almoços de Natal e Réveillon com fome. Belisque algumas frutas antes das refeições; 

2-   Substitua ou acrescente à sua mesa pratos menos calóricos, como uma salada com camarões, peixe assado ou cozido; 

3-   Você não precisa passar as festas à base de salada e grelhados, mas lembre-se: alimentos cozidos ou assados fazem a digestão ser mais fácil e rápida. Se você está fazendo dieta, o seu corpo está desacostumado com a ingestão de gorduras e se exagerar certamente irá passar mal; 

4-   Nos dias de confraternização, procure fazer uma alimentação leve nos outros horários e hidrate-se bem; 

5-   Dispense o couvert e fique apenas com a refeição principal. Se optar pelas sobremesas, compense na redução das bebidas alcóolicas. Copos altos e finos nos fazem beber menos; 

6-   Outra dica é fazer um pratinho com seus quitutes preferidos ao invés de ficar beliscando; 

7-   Opte por massas feitas a base de molho de tomate; 

8-   Coloque pouca comida no prato. Volte a repetir se quiser. Normalmente, só repetimos alguns dos ingredientes e não todos; 

9-   Deixe os panetones e outras sobremesas para os dias de confraternização. Dessa forma você irá compartilhar as guloseimas com os amigos e familiares sem exagerar no consumo; 

10-  Coma antes de estar morrendo de fome. O alimento ingerido só vai diminuir a sensação de fome cerca de 40 minutos após a sua ingestão. 

11-  Se você bebeu demais ou consumiu muita comida gordurosa, no dia seguinte opte por beber muita água e chás da sua preferência, além de abusar dos legumes, verduras e vegetais. 

12-  As ceias e almoços de Natal e Ano Novo são imprescindíveis. Porém, o segredo é voltar ao ritmo normal nos outros dias! 

13-  Por fim, não abra mão das atividades físicas, que nessa época podem ficar de lado. Está comprovado que 40 minutos de caminhada diária compensa as saídas alimentares nas festas. 

 

Leia Também
10 passos para manter a forma no inverno
Yasmin Brunet revela o que faz para manter a forma
7 dicas preciosas para quem fugiu da dieta
Comente!


Mais Lidas