Revistas:




Receita para acabar com as manchas escuras da axila

Publicado por Bárbara Conti de Oliveira em 28/10/2013 às 20h00

Entenda por que essa sensível região acaba ficando escurecida com o tempo e aprenda a fazer receitas caseiras para evitar que isso aconteça

 

Revista Corpo a Corpo / Foto: Reprodução / Adaptação: Bárbara Conti

Receitas para acabar com manchas escuras na axila

É bastante comum surgirem manchas na pele após a depilação, principalmente nas axilas, virilha e buço. Segundo Mônica Felici, dermatologista da clínica Splendore (SP), o método que utiliza cera quente pode queimar a tez e estimular a formação de melanina na região, fenômeno chamado de hipercromia pós-inflamatória.

Já as lâminas podem machucar na hora da raspagem, inflamando a derme, que reage com o aumento da produção de melanina no local, escurecendo a área depilada. “Se a cútis estiver muito queimada pelo sol no momento da depilação, também podem aparecer manchas”, complementa o dermatologista Murilo Drummond
(RJ). Além disso, os cremes depilatórios também podem causar manchas se ficarem em contato com a pele por mais tempo do que o indicado.

O que fazer?

A depilação definitiva é uma ótima alternativa para dar fim às manchas, já que, dessa maneira, o pelo é retirado por completo, o que elimina também a causa do escurecimento – que seria a inflamação do próprio pelo. A depilação com cera fria é uma indicada para quem não pode aderir ao laser.

O único cuidado é evitar a exposição solar antes e depois do procedimento. Mas se você já possui as manchas, a dermatologista Mônica Felici explica que cremes com agentes despigmentantes podem ser de grande ajuda, bem como os produtos que possuem agentes clareadores em baixa concentração. Ambos ajudam a disfarçar as marcas. “Agora, se elas forem muito persistentes, só o peeling pode resolver o problema rapidamente e com efi ciência”, diz.

Receitas para a axila

A esfoliação caseira, quando realizada com ingredientes eficazes, pode ajudar muito
a suavizar as manchas. Esse procedimento pode ser feito uma vez por semana, mas, lembre-se: nunca realize-o no dia em que for se depilar! Anote a receita a seguir:

Ingredientes:
2 col. (sopa) de açúcar refi nado
1 col. (sopa) de mel
1 col. (chá) de canela
Modo de fazer
Misture tudo até formar uma pasta e faça uma massagem no local por cinco minutos antes de entrar no banho. Enxágue.

Agora, para fazer um creme poderoso para se livrar de vez das manchas, tenha em mãos:

Ingredientes:
1 col. (sopa) de aveia em flocos
1 col. (sopa) de amido de milho
1 col. (sopa) de mel
1 xíc. (chá) leite de soja
Modo de fazer
Misture tudo até formar uma pasta homogênea e aplique na região, fazendo movimentos suaves e circulares. Deixe agir por cinco minutos e enxágue.

Teste: Qual é o seu tipo de pele?

Leia Também
Tendência entre famosas é corpo sem cirurgia plástica
Como se livrar das estrias e flacidez após parto
10 alimentos que eliminam celulite
Comente!


Mais Lidas